Páginas

quarta-feira, 16 de março de 2011

O CLJ E O MENDIGO!




Era mais um andarilho sem nome, vivendo em um mundo em que desconhecia as leis que o regiam e principalmente o reino no qual era ele o soberano. Levado segundo os movimentos das massas mundanas sentia-se arrastado para horizontes cada vez mais distantes da sua terra, necessitando urgentemente encontrar um rumo que lhe levasse ao reinado que um dia lhe fora concedido.

Sobrevivia da esmola das necessidades e prazeres do corpo, agonizando na fome de um espírito fustigado e infeliz.

Na sua aparente loucura, pulsava um sentimento de liderança, mas quando lhe perguntavam onde era o seu reinado, respondia que não sabia onde ficava. E todos caiam em deboches e gargalhadas desse mendigo que se dizia “rei”.

Ele mesmo não se entendia: como podia se achar rei, sem reinado? Como desconhecer a coisa mais importante de um soberano que é o local onde deve exercer o seu poder?

Atolado de dúvidas e incertezas vivia torturado interiormente pelo seu desconhecimento e em triste solidão transitava por caminhos obscuros do seu mundo.

Certa vez, um compreensivo e tolerante homem passou na calçada em que se encontrava o tal mendigo que entre trapos e lágrimas suplicava um auxilio fraterno, e diferente de todos que nem se permitiam transitar perto daquela triste realidade, preocupou-se com ele, sentou ao seu lado e questionou suas angustias e tristezas.

Alegremente admirado com aquele até então desconhecido ser que lhe prostrara a sua frente lhe estendendo a mão, começou entre gaguejos de euforia e palavras recuadas a lhe relatar a sua triste vivência.

Este homem, ao contrário dos outros, não o ridicularizou ou ironizou, apenas sorriu de forma melancólica e afirmou:

- Meu amigo! Este teu sentimento é sinal de sabedoria.

Isso deixou o andarilho impressionado:

- Como sabedoria, se todos me chamam de louco? – pensou consigo.

E continuou o novo amigo:

- Todos somos reis. A maioria dos homens desconhece esse fato fundamental. Você já se apercebeu de sua realeza, ou seja, já está com a posse de uma informação, além da grande maioria. Somente ainda não descobriu onde fica esse reinado. Certa vez passou pela terra o maior missionário de todos os tempos que anunciava: “O Reino de Deus está dentro de vós”. Por causa desta e de outras lições valiosas foi acusado de perturbador e levado à morte. Mas sua mensagem ficou na mente e no coração de todos.

O reino em que somos soberanos é o nosso mundo íntimo, e é nele que devemos exercer todo nosso poder. Como somos profundos desconhecidos de nós mesmos, realmente desconhecemos o nosso domínio e o nosso poder. Para sermos reis justos o primeiro passo é saber quem somos e qual é a nossa missão. Jesus, aquele que anunciou o reino existente dentro de nós, afirmou que somente a sabedoria e o amor farão desse reinado um local de harmonia e felicidade. A verdadeira conquista é a conquista de si mesmo; o verdadeiro vencedor é quem vence as próprias imperfeições. Assim estaremos constituindo o reinado de paz: o reino do céu! O reino de Deus!

“E assim fomos nós, jovens do CLJ, andávamos muitas vezes perdidos como andarilhos que não conhecem seu reino e não possuem um rumo certo a seguir levados muitas vezes por caminhos duvidosos e incertos. Mas houve um dia em que, no nosso caso, dez abençoados anjos vieram ao nosso encontro, ouviram os nossos dilemas, sorriram, nos fizeram sorrir, e nos apresentaram o nosso ideal, Jesus Cristo."

E, continuando a história...

O mendigo ficou impressionado com tal sabedoria e com respostas tão lúcidas. A partir deste e de outros encontros com seu amigo, compreendeu que sua angústia tinha razão de ser e, o que é mais importante, tinha soluções que estavam ao seu alcance. Buscou se conhecer e se transformar. Agora, inserido em um novo mundo, ele é o senhor que esta começando a conhecer o seu reino e, consciente disso, convida a todos para que, com equilíbrio e sabedoria, façam o mesmo.


Postado por: Juninho

Um comentário:

  1. Muito legal! O texto fala a exata realidade de nós jovens, as vezes as pessoas nos chamam de loucos e nós acreditamos, e nos deixamos abater pela opinião dos outros.
    O CLJ veio para nos mostrar que nós somos sim reis, e que no nosso reino vivem pessoas felizes, que andam na constante compania de JESUS!

    ResponderExcluir