quarta-feira, 9 de março de 2011

Campanha da Fraternidade

A Campanha da Fraternidade de 2011 tem como tema: "A Fraternidade e a vida no planeta", e como lema: "A criação geme em dores de parto". O assunto principal dessa campanha é o fenômeno do aquecimento global provocado pelas mudanças climáticas.





De fato, é muito comum nós ouvirmos, principalmente das pessoas mais humildes, que os tempos estão mudados, que as chuvas, o frio e o calor não são como antigamente. As pessoas dizem que o clima está diferente, e está mesmo, todo o mundo percebe isso. E quanto sofrimento isso causa? Basta lembrar os mortos, os desabrigados, os que tiveram de migrar por causa da seca, os que perderam tudo. Diante dessa situação, precisamos pensar em duas coisas: a solidariedade para com as vítimas e a nossa contribuição para diminuir as tragédias.

Deus, que é nosso Pai e quer que todos nós vivamos como irmãos, exige de nós a solidariedade com os sofredores. A caridade é a palavra de ordem do cristão, que deve em tudo viver o mandamento de Jesus: "Amai-vos uns aos outros como eu vos amei". O nosso amor com os sofredores e necessitados deve se tornar gesto concreto, principalmente, por causa das palavras de Jesus: "Tudo o que fizestes ao menor dos meus irmãos, foi a mim que o fizestes".

Por outro lado, a partir de atitudes simples, podemos contribuir para melhorar a situação. Uma primeira é a questão do lixo. Quanto mais evitarmos produzir lixo, tanto menos entulho colocaremos nas ruas, evitando entupir bueiros e tubulações, assim como, a proliferação de doenças. Com essa atitude, também diminuiremos a emissão de gases poluentes na atmosfera, que agrava o aquecimento global. Para isso, também é importante lembrar que quanto menos coisas supérfluas consumirmos, quanto mais levarmos uma vida sóbria, menos consumista, tanto menos lixo produziremos, e também, diminuiremos a exploração de matéria-prima, o desmatamento e a poluição causada pela indústria e pelo transporte dos produtos. Outra atitude que ajuda é conversar sobre esses problemas para que outras pessoas também tomem consciência de sua responsabilidade com a preservação do meio ambiente.

Que Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, una todos os brasileiros nessa corrente que é a Campanha da Fraternidade, para que todos nós e as gerações futuras possam ter uma vida melhor.

Cardeal Dom Raymundo Damasceno Assis
Arcebispo de Aparecida (SP)

Texto extraído do site da Canção Nova

Postado por Felipe Drews

Nenhum comentário:

Postar um comentário