terça-feira, 21 de setembro de 2010

TU SABES QUAL É O RUMO A SEGUIR?

Por Diácono Carlinhos

OS EVANGELHOS DESTA SEMANA FALAM SOBRE: “CERTO” e “ERRADO”, SOBRE “BEM” E “MAL”, SOBRE “TRANFORMAÇÃO”...

Eu errei, tu erraste e eles erram, agora precisamos aprender com os erros, pois continuar errando não condiz com a atitude de pessoas inteligentes. Esta semana ouvi que não podemos mudar o que já passou ou o que eu fiz ontem, mesmo que eu me arrependa, não adianta mais querer mudar.

Concordo! Agora posso mudar e ser protagonista do que está por vir...

Nunca esqueçam que meus atos hoje, terão reflexos no meu amanhã e reflexos bons ou maus, conforme foi minha escolha, então:

♪♪♪Sabemos o rumo a seguir, o Cristo que é nosso ideal.

É preciso que o mundo seja um pouco melhor.

Porque nele eu vivi e por ele tu passaste, meu irmão. ♪♪♪

Outra questão: não sou bom ou não quero ser sempre bom... Mas o Cristão é chamado para ser bom sempre e enquanto sabemos da história da humanidade e a própria Bíblia nos mostra que ninguém se arrepende de ser bom, enquanto pelo fato de ser mau sim, então por que preciso ser mau?

Sabemos que a adolescência é o momento de maior “desacomodação” de hábitos, às vezes para melhor, outras, não. Que há um momento crucial de reavaliação de nossos hábitos, quando começamos a entrar na vida adulta, embora muitas vezes tentamos fugir disso. Eu lhes asseguro, não adianta, não vamos conseguir protelar isso nem psicologicamente, nem fisicamente e nem espiritualmente. Inclusive lhes afirmo que a vida inteira não paramos de mudar e mudanças implicam escolhas e as escolhas de hoje influem diretamente na nossa vida amanhã. Então, faça suas escolhas sempre pelo bem.

Como ter mais acertos que erros? Veja algumas dicas:

- Não se deixe apenas levar pelos acontecimentos ou pelo modismo (a moda passa a sua vida continua), pois tudo que tu faz hoje, vai se refletir ao longo de tua vida;

- Tenha em mente como tu gostarias de estar daqui a cinco ou dez anos, isso pode ajudá-lo a evitar situações que venham a prejudicar seus sonhos;

- Informação é essencial, tanto para as pequenas quanto para as grandes decisões. Quer um exemplo? Se tu desejas melhorar teu físico e é bem informado não vai cair no conto dos anabolizantes! Lembrem-se do que nos ensina São Paulo: “O nosso corpo é templo do Espírito Santo”, portanto, não mutile, não judie e não exponha esse corpo (templo de Deus) aos deuses do TER, PODER e PRAZER.

- Cuidado com as emoções antes de dizer “sim”, “não” ou se decidir sobre o impacto de forte emoção. Se está irritado pense duas vezes. Não pense que as coisas ruins só acontecem com os outros. Avalie os riscos e se vale a pena corrê-los!

- Não permitam que os “anjos do mau” decidam por vocês, principalmente os que integram nosso grupo social dos ditos “conhecidos” e “parcerias”. Sob a pressão da turma, arrume um jeito de pular fora. Não participe de eventos ou locais onde sabe que a tentação é maior. Participe de grupos e construa seu circulo de amizades com pessoas do “bem”, que possuem princípios familiares, morais, éticos e que conheçam o que nos diz a doutrina cristã. Pessoas assim só nos trazem alegria e satisfação.

Se tu tens “conhecidos” ou “parcerias” que lhe ridicularizam ou gozam pela sua conduta cristã, ou tentam desviá-lo do caminho do bem, afaste-se dessa ou dessas pessoas, são aquelas que optam pelo mal. É sobre essas que Jesus nos alerta, para sequer ficarmos com resquício de pó nas nossas sandálias, após nos afastarmos delas, devemos sacudir toda a poeira que ficou em nossos pés, ou seja, para não nos contaminarmos com a sua maldade.

Concluindo, quem vive preso ao passado não faz história, ou seja, se errou cabeça para cima e faça tudo para começar a acertar. Se já fez algo que sabe ser errado, não cometa novamente, será cada vez mais frustrante e as consequências cada vez piores. Uma das condições de pecado é “pleno conhecimento”.

Recentemente li um texto onde a vida pode ser comparada a um rio, tem um destino e, portanto, não pode parar. Entre um obstáculo e outro, segue seu curso até chegar ao oceano. Imaginemos que o rio passa por muitas paisagens e lugares diferentes, alguns mais encantadores, outros menos, no entanto, ele não para, continua sua jornada e não só, vai recebendo dos arroios e afluentes, mas também, por onde ele passa, vai partilhando riquezas e dividindo suas águas.

Meus caríssimos jovens, a vida muda com o tempo e é preciso ter coragem para encarar as mudanças com maturidade. Não fiquem presos ao que passou, se em algum momento tu esteve à margem do que Deus te propõe, deixem aquela vida mundana para trás (releiam o texto dos monstros que está no http://cljparoquiasaojose.blogspot.com/ ). Observe a “filosofia do rio” eu os convido para contemplarem uma nova paisagem à sua margem. O rio não para onde lhe é mais cômodo, entre um desafio e outro, segue seu destino, por isso tem a oportunidade de estar sempre crescendo enquanto persegue sua meta.

Não volte ao passado, não retroceda, olhe para frente, você sabe qual é o rumo a seguir. Talvez tu hoje até esteja passando por situação semelhante, sofrendo as pressões ou tentações do mundo mundano, e é pensando em casos assim que partilho contigo o que penso, olhe para frente, seja protagonista do seu futuro.

Não! Tu não nasceste para o mal, tu nascente por obra e por um sopro do espírito de Deus que é só amor e é sumo bem, então cresça, seja daqueles jovens que mudam o rumo da história da humanidade para melhor. Deus lhes deu essa missão e eu confio em vocês.

Na prática, hoje, procure fazer algo concreto para levar o amor de Deus às pessoas, mesmo que sejam atitudes bem simples, mas comece já. Acredito que aí está a cura para muitos males deste mundo. Vejam quantos projetos estão sendo realizados pelo CLJ, mas quantos ainda podem e devem ser realizados. Mãos à obra! Talvez nem necessitemos ir longe, existe muita gente que precisa de nós até dentro de nossas próprias casas. Amar e servir é a essência da vocação cristã. Cristo passou por este mundo nos ensinando com a vida essa lição. Se tu aceitas um conselho: não pare na dor das perdas ou na saudade, experimente amar sem esperar recompensas. Vocês ficarão surpresos com os resultados. Estou rezando e torcendo por vocês, façam o mesmo por mim! TU E MUITO IMPORTANTE PARA MIM!

Pense nisso! HOJE TU TENS AMIGO/IRMÃO (ou ainda só tens parcerias)?

· CONSEGUES PERCEBER CLARAMENTE QUAIS SÃO AS PROPOSTAS DO MUNDO QUE TE AFASTAM DE DEUS?

Nenhum comentário:

Postar um comentário