Páginas

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

MINHA CONSCIÊNCIA! SABE O QUE É CERTO E ERRADO - EU DECIDI PELO QUE?

Por Diácono Carlinhos


Caríssimos, essa semana eu fiz muitos acompanhamentos (orientação espiritual) principalmente com jovens. Os encontrei machucados, confusos, indecisos, tristes, perdidos e principalmente arrependidos. Sim, arrependidos por terem feito o que era errado, muitos deles sabendo que estavam fazendo as coisas erradas. A consciência deles já os advertia disso, eles sabiam o que estavam fazendo era errado e, por causa disso agora estavam sofrendo.

Com isso lembrei-me de uma frase de Gandhi que diz: "Um homem não pode fazer o certo numa área da vida, enquanto está ocupado em fazer o errado em outra. A vida é um todo indivisível”.

Ora, se eu sei qual é o caminho e qual é o rumo a seguir porque eu teimo em ir por outro?

Sabem aquelas coisas que fazemos mesmo tendo a consciência de que é errado? Sim, isso mesmo... No que tu estás pensando agora?

Reflexão: Pensa naquilo que tu fizestes ou que talvez estivesse pensando em fazer, mas tu sabes que é errado. Pensou?

Lembrou-te de alguma coisa errada que tu fizestes esta semana ou que talvez estivesse pensando em fazer? É errado?

Então não faças... Releia a frase lá em cima e repense o teu agir.

Ser consciente das coisas é muito importante, mas o pior erro é fazer o errado, tendo a consciência de que é errado.

Lembrem-se da frase da Bíblia: “A quem muito foi dado, muito será cobrado.” Isso serve também para vocês, pois já lhes foi ensinado o que é certo e errado. Entenderam?

Isso inclusive é uma das condições do pecado – “pleno conhecimento” e “pleno consentimento”.

Então meu amigo se tu sabes que é errado por que fazer?

Por puro prazer? Para dar um "sabor" à tua vida?

Então me perdoe, mas tu és masoquista... (aquele que gosta de sofrer).

Simplesmente não vale a pena. Eu te afirmo que convivo com jovens que depois de fazerem as coisas erradas, se arrependem, sofrem e se sentem perseguidos por um pensamento que os assombra dizendo "Por que fez isso?”.

Então eu te peço, faça o certo... Tu sabes distinguir entre certo e errado.

Tua família já te mostrou isso. Teus amigos te apontam para isso. A Igreja te ensina sobre isso e porque então tu te articulas para fazer justamente o contrário?

Queres sofrer? Quer fazer as pessoas que gostam de ti sofrer?

Caríssimos, pensem bem em seus valores morais e éticos, em tuas concepções, em tua ideologia. Cuida de ti... Preserva teu corpo, conserva tua moral, prima por tua conduta. Eu asseguro a vocês, nunca encontrei um jovem ou adulto que estivesse sofrendo por ter tomado essa decisão. A DE SE PRESERVAR. Lembra-te também que o teu corpo é “TEMPLO DO ESPÍRITO SANTO.” E então, o que vocês estão fazendo com o Templo de Deus?

Muitos jovens durante os cursos ou retiros até fazem esse compromisso com Deus, mas depois com o tempo esquecem... Não seja um destes.

Vejam o que a Igreja nos ensina sobre os ídolos do TER, PODER e PRAZER. Vasculhem em suas consciências as explicações para os seus atos e nunca sejam o que vocês não são, só porque a sociedade quer (ou melhor, a falsa, fria e má sociedade que está aí). Essa sociedade de consumo que está aí só quer te explorar... Ela não te vê como pessoa, mas sim como um individuo, como um objeto que depois de usado pode ser descartado, porque em seguida terão outros para repor no teu lugar.

A sociedade de consumo não consegue fazer ninguém feliz, ela só te afasta de Deus e de todas aquelas pessoas que realmente te são caras. Vejam as pessoas mundanas se são felizes: elas confundem momentos de alegria e exaltação com felicidade... Elas estão equivocadas... Acreditam que ser feliz é tomar muitos porres, é viver uma vida de perversão, é fazer sexo livre e irresponsável, é “ficar” com o maior número possível de pessoas... Mas vejam que no final normalmente acabam sós... Tristes, sofridas, abandonadas, na escuridão, no mofo e umidade que existe no fundo do poço... Só que lá os tais “conhecidos” e ou “parcerias” não vão, não tem tempo para isso... A tal sociedade os chama para mais um evento... e então, aos poucos essa pessoas é descartada e passa ser substituída por outra.

Vocês não podem ser assim, não podem pregar uma coisa e fazer outra.

Não esqueçam que antes de mais nada vocês são exemplos, são modelos de jovens líderes cristãos... São aqueles chamados a serem imagem e semelhança de Deus.

Se for errado, então não façam. Perdoem-me, mas cometer erro sabendo que está errado é burrice. Pensem bem antes de qualquer ato, o porquê que Deus te chamou aqui e por qual motivo ele quer que tu tenhas acesso a este texto. Ele te alerta quanto às consequências das tuas ações, Ele te convida a andar no caminho do bem. Ele te convida para tu seres feliz junto d’Ele através das pessoas que colocou em tua vida – tua família e teus verdadeiros amigos.

Faça o que é certo e tu jamais vai se arrepender. Não façam planos para coisas que sabem ser erradas, isso os afasta de Deus. Os tira do caminho do bem e o pior, além de ti muitas pessoas que te amam sofrem contigo.

Aprendam a dizer não aos convites do mal. Os deuses do ter, poder e prazer te cercam de todas as maneiras. Fazem sua pregação diariamente nas novelas, nos programas de TV, nas boates, na internet e em tantos outros locais onde são extremamente competentes.

Um jovem líder cristão sabe o que é certo e anda por este caminho.

Um jovem líder cristão faz o bem! Cuida dos doentes, dá de comer a quem tem fome, veste o necessitado, cuida da natureza, visita os presos em camas de hospitais, respeitam e preservam seu corpo, não aceitam o modismo do “ficar”, diz não aos convites que o afastam dos ensinamentos de Deus.

Seja muito feliz tendo na consciência que está fazendo o certo.

Cuide e faça a sua família feliz. A nossa sociedade de consumo tem feito um esforço danado para destruir o modelo de família criado por Deus, com isso ela nos enfraquece e nos escraviza. Para a sociedade do consumo é ruim um família forte e feliz, pois essa família tem valores morais e éticos. Essa família não cede às pressões que lhe são impostas.

Vocês são jovens inteligentes, observem que a sociedade do TER, PODER e PRAZER quer pouco a pouco escravizar homens e mulheres a ponto de não mais se encontrarem, nem se reconhecerem como seres humanos, ela não quer que entendamos que somos parte integrante da natureza e da criação de Deus. Para atingir seus objetivos essa sociedade precisa destruir no homem a imagem e semelhança de Deus, deixando ele menos gente, menos humano e mais individuo.

Não aceitem essas pressões, digam não aos convites e aos eventos da sociedade mundana, sejam coadjuvantes de sua própria vida, fortaleçam suas amizades, cuidem e respeitem suas famílias, façam vocês mesmos os seus próprios eventos e sejam felizes.

Façam o que é certo e jamais se arrependerão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário