Páginas

terça-feira, 14 de setembro de 2010

JOVEM! VOCÊ SE ACEITA COMO É?

Por Diácono Carlinhos

Adaptação do texto do livro – "Jovem, levanta-te!" – do Prof. Felipe Aquino


A pior qualidade de um filho é a ingratidão diante do pai

Cada um de nós é riquíssimo no seu ser.

Fomos feitos à imagem de Deus; o que mais poderíamos desejar? O Todo-poderoso entrou dentro de Si mesmo para, lá, ir buscar o nosso molde.

Como, então, você pode ficar reclamando das qualidades que você não tem?

Como pode tantos jovens insatisfeitos consigo mesmos, seguindo orientação dos meios de comunicação, do interesse capitalista e consumista, tentando ser o que não são.

Deus nos fez diferentes um do outro... Como podem então os jovens serem orientados ou conduzidos por rótulos, modas, marcas e patentes...

São tantos os jovens que se consideram inteligentes e espertos, mas agem como pequenos robôs controlados pelos mais “espertos” e “interesseiros”... muitos destes jovens pregam a liberdade, mas são escravos desse sistema que os cerca e os sufoca.

E você qual sua visão sobre tudo isso? Você é escravo ou tem liberdade?

A cada dia mais e mais jovens se mutilam... São pircings, tatuagens, argolas, mutilações das mais variadas... A cada dia um esforço para tentarem ser o que não são... tentam parecer iguais, quando Deus os fez diferentes, somos irrepetíveis...

Muitos andam como zumbis pelas nossas ruas, escolas e grupos sociais... Não são índios, mas querem ter suas tribos, criam culturas e mitos de acordo com seus interesses e andam por aí, meio perdidos, meio errantes e o pior, nunca querem andar sozinhos, precisam arrastar outros para o poço onde já caíram ou estão em queda livre... Não aceitam ajuda, preferem o mofo, o frio, a solidão, a escuridão...

Ora! O jovem inteligente é ele mesmo... ele não precisa de nada disso.

Não precisa de nada disso para se autoafirmar... Usa bem todos os dons que Deus lhe deu... Olhe na sua volta e veja quantos desses jovens você encontra por aí, jovens que estão libertos dessa sociedade da aparência, que não precisam de nada disso aí acima para serem eles mesmos, são inteligentes, amáveis, contagiantes, são verdadeiros amigos, preocupados com o mundo e a sociedade onde vivem, desenvolvem projetos sociais, fazem o bem aos outros e principalmente, são muito felizes do jeito que são...

São jovens que não vivem de momentos alegres, mas sim, a alegria e a felicidade na sua vida é uma constante... Aprendem muito no momento de dor e de sofrimento e justamente quando mais precisam, nunca vivem na solidão, pois neste momento colhem o fruto do que semeiam todos os dias... Quando caem lá estão os verdadeiros amigos do peito, não os conhecidos ou parcerias, ao longo da vida destes jovens nunca lhes falta um Cirineu.

Meus queridos e amigos jovens, sejam vocês mesmos, sejam alegres, felizes, inteligentes, do jeito que vocês são, com os talentos que Deus lhes deu, não vivam da aparência, da marca, do rótulo ou da patente...

Aceite suas limitações, seus problemas, seu físico, sua família, sua cor, sua casa, também seus pais e seus irmãos, por mais difíceis que sejam… e comece a trabalhar com fé e paciência, para melhorar o que for possível.

Se você não começar por aceitar o seu físico, aquilo que você vê, também não aceitará os defeitos que você não vê. Você corre o risco de não gostar de você se não aceitar o seu corpo. Muitos se revoltam contra si mesmos e contra Deus por causa disso. Você só poderá gostar de você - amar a si mesmo - se aceitar-se como é física e espiritualmente. Caso contrário não será feliz. Conheço muitas pessoas que já fizeram inúmeras plásticas, mudaram em tudo o seu corpo, mas continuam infelizes e insatisfeitas porque não conseguiram mudar o seu coração... Continuam presas, continuam escravas... Temos dezenas de exemplos na mídia, mas um recente é o do Michel Jackson, quantas plásticas, quantas transformações no corpo, quantas alterações, quanto dinheiro,... De nada adiantou, morreu infeliz, solitário...

Jovens que vivem disso são ingratos com o Senhor.

Antes de lamentar e lamuriar o que você não tem, agradeça o que você já tem e tudo o que recebeu gratuitamente de Deus Pai. Olhe primeiro para o seu ser perfeito… e diga: "Muito obrigado, Senhor!" Olhe para o seu corpo, pense nos seus olhos que enxergam longe; seus ouvidos que ouvem o cantar dos pássaros, e diga mais uma vez: "Obrigado, Senhor!" Da mesma forma, olhe para a beleza e o vigor da sua juventude e agradeça ao bom Pai, de quem procede toda dádiva boa. Já lhes falei outras vezes, o demônio não anda por aí de chifres e garfo expostos, ele tem uma bela aparência, é muito bonito (a), e assim como Deus tem seus anjos, ele tem uma legião de seguidores que são encarregados de fazerem e lhe levarem para o caminho do mal... Faça uma análise, veja se nessa semana você já não recebeu no mínimo um convite que pode lhe conduzir para o caminho dos deuses do Ter, Poder e Prazer... E qual foi a sua resposta?

Se estiver difícil de resistir, mude o programa, mude o foco, mude suas relações, seja você mesmo protagonista dos seus programas de final de semana, promova um acampamento, um posão, uma janta ou um programa que lhe agrade, mas nunca se esqueça de levar os amigos do peito.

A pior qualidade de um filho é a ingratidão diante do pai. Jesus ficou muito aborrecido quando curou dez leprosos (uma doença incurável na época!), mas só um (samaritano) voltou para agradecer. E este não era judeu, isto é, o único que não era considerado pertencente ao povo de Deus. Então faça também hoje uma analise se Deus te curou de algum mal físico, psíquico ou espiritual, não se esqueça de voltar para agradecer.

Você recebeu uma grande herança de Deus, que está dentro de você: sua inteligência, sua liberdade, vontade, capacidade de amar, sua memória, consciência, etc., enfim, seus talentos, que o Senhor espera que você os faça crescer para o seu bem e o dos outros. A primeira coisa a fazer, para que você possa multiplicar esses talentos, é aceitar-se como você é, física e espiritualmente.

Não fique apenas olhando para os seus problemas, numa espécie de introspecção mórbida, porque senão você acabará não vendo as suas qualidades; e isso o tornará escravo do seu complexo de inferioridade.

Eu não estou dizendo que você deva se esconder dos seus problemas nem fazer de conta que eles não existem; não é isso. Reconheça-os e os aceite; e, com fé em Deus, e confiança em você, lute para superá-los, sem ficar derrotado e lamuriando a própria sorte. Não tenha medo dos seus problemas, eles existem para serem resolvidos.

Saiba que é exatamente quando vencemos os nossos problemas e quando superamos os nossos limites, que crescemos como pessoas humanas. É na crise e na luta que o homem cresce. É só no fogo que o aço ganha têmpera. É sob as marteladas do ferreiro que a lâmina vira uma espada. Por isso, é importante eliminar as suas atitudes negativas.

Deus tem um desígnio para você e para cada um de nós; uma bela missão a ser cumprida, e você pode estar certo de que Ele lhe deu os talentos necessários para cumpri-la. Você já sabe qual é a sua missão?

Deus Pai quer que você seja um aliado d'Ele, um cooperador d'Ele, na obra da construção do mundo. O Senhor não nos entregou o mundo acabado, exatamente para poder nos dar a honra e a alegria de sermos Seus colaboradores nesta bela obra. Ele precisa de nossas mãos e de nossa inteligência, pois quer usar os nossos talentos. Por essa razão, o homem mais infeliz é aquele que se fecha em si mesmo e não usa os seus talentos para o bem dos outros. Este se torna deprimido, doente, azedo, solitário... mesmo estando cercado de gente.

Aprenda as coisas boas com pessoas que ensinam coisas boas, aproxime-se destas pessoas, forme um grupo, uma corrente do bem e não se esqueça de usar os seus talentos nesse grupo, porque cada um é um diante de Deus Pai. Também não se deixe levar pelo julgamento que as pessoas fazem de você, principalmente aqueles velhos conhecidos ou parcerias, vocês lembram, quando meditamos sobre os monstros, sim, deixe-os lá, já que não quiseram vir para cá... O importante é que hoje você está feliz, que você está com Deus e Ele colocou pessoas em sua vida que são mais que amigos... “são anjos”, então faça todo o esforço para cuidar destes anjos e organize sua vida de modo a permanecer próximo deles.

Pense nisso!

· VOCÊ SE ACEITA DO JEITO QUE É?

· VOCÊ JÁ DESCOBRIU QUAIS SÃO OS TALENTOS DEUS LHE DEU?

· VOCÊ JÁ ENCONTROU OS AMIGOS DO PEITO?

Nenhum comentário:

Postar um comentário