Páginas

terça-feira, 12 de abril de 2011

COMO É BOM TER AMIGOS! MAS AMIGOS DE FÉ, AMIGOS/IRMÃOS...

Por Diácono Carlinhos

“O AMOR SE DOBRA PARA NÃO SE ROMPER!” (Luzia Santiago)

Nem todo amor é amizade, pois que podemos amar sem ser amados; neste caso só há amor, mas não há amizade; porque a amizade é um amor mútuo, e se o amor não é mútuo, não pode ser amizade. E ainda não é bastante que o amor seja mútuo, é necessário também que as pessoas que se amam conheçam esta afeição recíproca, de modo que, se a ignorarem, têm amor, mas não têm amizade. Requer-se que haja alguma comunicação entre as pessoas que se amam, a qual é ao mesmo tempo o fundamento e o sustentáculo da amizade.

A amizade fundada sobre os prazeres sensuais ou sobre certas perfeições vãs e frívolas é tão grosseira que nem merece o nome de amizade. Assim, isso não é amizade. Porque na amizade, um vê o outro (a) como irmão.

Ah! Quanto é bom amar já na terra o que se amará no céu e aprender a amar aqui estas coisas como as amaremos eternamente na vida futura. Não falo, pois, aqui simplesmente do amor cristão que devemos a nosso próximo, todo e qualquer que seja, mas aludo à amizade espiritual, pela qual duas, três ou mais pessoas se comunicam mutuamente as suas devoções, bons desejos e resoluções por amor de Deus, tornando-se um só coração e uma só alma.

A perfeição, portanto, não consiste em não ter nenhuma amizade, mas em não ter nenhuma que não seja boa e santa. São Jerônimo, Santo Agostinho, São Gregório e todos os grandes servos de Deus tiveram amizades particulares, sem dano algum para a sua santidade” (São Francisco de Sales).

Eis o segredo para obter uma grande amizade:

”Quem teme ao Senhor terá também uma excelente amizade, pois seu amigo lhe será semelhante” (Eclo 6,17).

Peçamos ao Senhor que purifique as nossas amizades e que as vivamos segundo o Seu coração e que nossos amigos sejam verdadeiros anjos e sirineus que Ele vai colocando em nossas vidas…

Amigos verdadeiros são aqueles que nos colocam a cada dia mais perto de Deus!

Teus amigos te colocam perto de Deus ou te afastam d’Ele?

Se a resposta for à segunda pergunta, esses não são teus amigos...

Pense nisso... Votos de uma feliz e abençoada semana... Shalom!

Nenhum comentário:

Postar um comentário