Páginas

quarta-feira, 25 de maio de 2011

A VIDEIRA E OS RAMOS...

Por Diácono Carlinhos


Oração do Dia
Ó Deus, que amais e restituís a inocência, orientai para vós os nossos corações, para que jamais se afastem da luz da verdade os que tirastes das trevas da descrença. Fazei que saibamos sempre permanecermos presos a ti, pelo amor, perdão, caridade, compaixão, compreensão e amizade. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na Unidade do Espírito Santo.

Evangelho de Jesus Cristo, segundo João 15, 1-8


Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 1“Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. 2Todo ramo que em mim não dá fruto ele o corta; e todo ramo que dá fruto, ele o limpa, para que dê mais fruto ainda. 3Vós já estais limpos por causa da palavra que eu vos falei. 4Permanecei em mim e eu permanecerei em vós. Como o ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira, assim também vós não podereis dar fruto, se não permanecerdes em mim.

5Eu sou a videira e vós os ramos. Aquele que permanece em mim e eu nele, esse produz muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. 6Quem não permanecer em mim, será lançado fora como um ramo e secará. Tais ramos são recolhidos, lançados no fogo e queimados. 7Se permanecerdes em mim e minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes e vos será dado. 8Nisto meu Pai é glorificado: que deis muito fruto e vos torneis meus discípulos.

MEDITAÇÃO

O galho que não permanece preso à árvore é jogado fora. Portanto, quando não estamos em Jesus, unidos a Ele em espírito e em verdade, nós nos tornamos galhos secos, sem utilidade.

Portanto, se não estamos em Cristo, em comunhão com ele e com toda a igreja, nos colocamos em “excomunhão”, ou seja, nos colocamos na condição de galhos que podem ser cortados, podemos ser recolhidos, lançados no fogo e queimados (fazemos uma opção pelo fogo do inferno, veja bem, Deus não nos excluiu, somos nós que nos colocamos fora da fila, fora da árvore...)

Assim, fora da fila, longe da árvore (que é Deus) vivemos a desesperança, a frustração, a tristeza, o desânimo, acabamos doentes (físicos, psíquicos e/ou espirituais), acabamos sós, dentro do templo, mas longe da igreja. Longe de Deus e sem a comunhão plena com Ele, nunca seremos felizes porque nos falta à seiva do Espírito que nos alimenta e fecunda o nosso coração.

Dentro de nós foi plantada a semente do Amor do Pai, que é o Espírito Santo, porém só permaneceremos nesse Amor, se conservarmo-nos ligados ao Seu Filho, Jesus Cristo.

“Deus caritas est”, ou seja, Deus é amor... Ele é só amor... portanto só permanece onde há amor... um coração com raiva, ódio, rancor,... não cultiva o amor, portanto, está longe de Deus.

E só permanecemos unidos a Cristo se estivermos unidos a todos aqueles a quem ele nos apresentou como irmãos. ELE NÃO PERMITE DISTINÇÕES. ELE NÃO PERMITE EXCEÇÕES. ELE NÃO PERMITE EXCLUSÕES.

Vamos fazer um exercício mental: é impossível estarmos, por exemplo, na Capela e não estarmos em paz e harmonia com todos.

Vocês lembram aquela música?

“ Você é meu irmão! Você é meu irmão! (quando vamos batendo palmas e apontando para cada um dos presentes... você♪♪♪, você♪♪♪, você♪♪♪... e aí chegamos num e AHH!♪♪♪, não você não...)

O QUE SERÁ QUE DEUS DIRIA PARA MIM NESSE INSTANTE?

A Palavra de Deus é muito clara nesse sentido. Ela não deixa meias interpretações... ou melhor, Ele não permite meias interpretações... O Evangelho de hoje nos mostra isso: (5Eu sou a videira e vós os ramos. Aquele que permanece em mim e eu nele, esse produz muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. 6Quem não permanecer em mim, será lançado fora como um ramo e secará. Tais ramos são recolhidos, lançados no fogo e queimados. 7Se permanecerdes em mim e minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes e vos será dado.)

REFLEXÃO

• Os frutos que tu tens oferecido ao mundo são frutos doces ou amargos?

• Observando atentamente todos os teus atos, atitudes, pensamentos e sentimentos tu és um “ramo” preso a Jesus ou está seco ou secando?

• No que eu preciso mudar para ter a certeza de que não serei lançado no fogo e queimado no inferno?

"Naqueles dias, os homens buscarão a morte e não a conseguirão; desejarão morrer, e a morte fugirá deles" (Ap 9,6)

"Os tíbios, os infiéis, os depravados, os homicidas, os impuros, os maléficos, os idólatras e todos os mentirosos terão como quinhão o tanque ardente de fogo e enxofre, a segunda morte." (Ap 21,8)

"O machado já está posto ? raiz das árvores. E toda árvore que não der fruto bom será cortada e lançada ao fogo." (Lc 3,9)

"Ele tem a pá na mão e limpará a sua eira, e recolherá o trigo ao seu celeiro, mas queimará as palhas num fogo inextinguível." (Lc 3,17)

"Se alguém não permanecer em mim será lançado fora, como o ramo. Ele secará e hão de ajuntá-lo e lançá-lo ao fogo, e queimar-se-á." (Jo 15,6)

São Pio X afirma: "O Inferno é último mal que hão de sofrer os maus!"

"Livrai-me do inferno, ou melhor: livrai-me do pecado, único mal que pode condenar-me. Ó Maria, rogai por mim e livrai-me do mal horrível de me ver em pecado sem a graça de nosso Deus!"

Nunca esqueça que o dia é hoje e a hora e agora!

Pense nisso...

Shalom!

Nenhum comentário:

Postar um comentário