Páginas

terça-feira, 31 de maio de 2011

PARÁBOLA - O CÃO E O AÇOUGUEIRO

Um açougueiro estava em sua loja e ficou surpreso quando um cachorro entrou.

Ele espantou o cachorro, mas logo o cãozinho voltou.

Novamente ele tentou espantá-lo, foi quando viu que o animal trazia um bilhete na boca. Ele pegou o bilhete e leu:

- Podes me mandar 12 salsichas e uma perna de carneiro, por favor.

Assinado (dono do cão).

Ele olhou e viu que dentro da boca do cachorro havia uma nota de 50 Reais. Então ele pegou o dinheiro, separou as salsichas e a perna de carneiro, colocou numa embalagem plástica, junto com o troco, e pôs na boca do cachorro.

O açougueiro ficou impressionado e como já era mesmo hora de fechar o açougue, ele decidiu seguir o animal.

O cachorro desceu a rua, quando chegou ao cruzamento deixou a bolsa no chão, pulou e apertou o botão para fechar o sinal. Esperou pacientemente com o saco na boca até que o sinal fechasse e ele pudesse atravessar a rua.

O açougueiro e o cão foram caminhando pela rua, até que o cão parou em uma casa e pôs as compras na calçada.

Então, voltou um pouco, correu e se atirou contra a porta.

Tornou a fazer isso. Ninguém respondeu na casa.

Então, o cachorro circundou a casa, pulou um muro baixo, foi até a janela e começou a bater com a cabeça no vidro várias vezes.



Depois disso, caminhou de volta para a porta, e foi quando alguém abriu a porta e começou a bater no cachorro. O chutou, falou mal, disse coisas humilhantes, desprezou...



O açougueiro correu até esta pessoa e o impediu, dizendo:

-“Por Deus do céu, o que você está fazendo? O seu cão é um gênio!”

A pessoa respondeu:

-Um gênio? E antes de falar dá mais um chute e fala um monte de coisas contra o cão e diz: Esta já é a segunda vez esta semana que este estúpido ESQUECE a chave!!!'



Moral da História:

Tu podes amar, acolher, cuidar, se preocupar, não dormir de noite cuidando ou zelando por essa pessoa, doar-se integralmente e inclusive continuar excedendo às expectativas, mas para os olhos de alguns, tu estará sempre abaixo do esperado.

E te espancará, te insultará com palavras, gestos, insinuações... vai te humilhar, te desprezar, nunca terás feito o suficiente... embora tua presença na vida dessa pessoa tenha revolucionado a vida dele (a) para melhor. Podes tê-lo mostrado o céu, as estrelas, o caminho da salvação, podes tê-lo conduzido aos momentos mais felizes de sua vida, podes ter exercido a função de anjo ou sirineu que jamais vai reconhecer, pelo contrario, vai continuar te espancando, enxotando, humilhando...

Qualquer um pode suportar a adversidade, mas se quiser testar o caráter de alguém, dê-lhe o poder, trate-o bem... Existem pessoas que tu podes fazer o que fizer que jamais olharão pra ti com os “óculos de Deus”.

Se algum dia alguém lhe disser que seu trabalho nem foi tão importante, que não significou nada em sua vida, seja pessoal, familiar ou profissional, lembre-se:

Amadores construíram a Arca de Noé e profissionais, o Titanic.

Quem conhece os outros é inteligente.

Quem conhece a si mesmo é iluminado.

Quem reconhece o trabalho e o empenho dos outros é forte.

Quem vence a si mesmo, supera e reconhece seus defeitos, tem humildade, doação, empatia é invencível!!

Reflexão

E aí, em que posição tu estás hoje?

• De expectador, como é o caso do açougueiro...

• Do cão que se doa, se entrega, se esmera, não mede esforços para te fazer feliz...

• Do dono do cão?

Pense nisso! Sempre é tempo de mudar, de ser melhor, de ser justo, ser franco e principalmente ser Cristão e um verdadeiro filho (a) de Deus!

Shalom!

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Significados Importantes

Você sabe o que significa Cabildo? Sínodo? Concistório? Qual as funções do Papa? Quem é Monsenhor, o Vigário Episcopal, o Abade?

PAPA –
 Bispo de Roma e sucessor de Pedro (Mt 16, 18-19). É o chefe de toda a Igreja. Está acima de todos os bispos (Apóstolos). Ele legisla para toda a Igreja através de Bulas, Encíclicas e Decretais. Jesus fez de Pedro o fundamento visível da Igreja, entregou as chaves. O bispo de Roma, sucessor de Pedro é a cabeça do colégio dos bispos, Vigário de Cristo na Terra, é o Pastor da Igreja Universal. Assim, ele possui três funções: é chefe de Estado (Vaticano), é bispo de Roma e Chefe da Igreja.

CARDEAIS – São bispos que fazem parte, desde 1059, com o papa francês Nicolau II (1059-1061), de um colegiado (Prelados do Sacro Colégio Pontifício), os quais têm a função, desde 1274, no Concílio de Lyon II, de elegerem o novo Papa. Eles se reúnem em um conclave (nome da eleição papal) e é necessário que se tenha 2/3 de aprovação para que esta eleição seja aceita e validada. Os Cardeais possuem cargos na cúria desde o final do século III e início do IV.

ABADE – Superior de um Mosteiro, que é visto como o pai da comunidade. Se o mosteiro for feminino, a responsável se chama Abadesa. 

ARCEBISPOS – São bispos que possuem a missão de serem chefes espirituais e de jurisdição da Arquidiocese (abrange todas as dioceses da região). A Arquidiocese é a Diocese do Arcebispo.

BISPOS – É a maior autoridade na sua circuncisão eclesiástica, dita Diocese ou Bispado. Tem como investiduras o Anel (simbolizando seu casamento com a Igreja, sua Diocese) e o Báculo (simbolizando o pastor de sua Diocese). Os bispos são sucessores dos Apóstolos como pastores da Igreja, mensageiros do Evangelho de Cristo. Também são chamados de Sufragâneos. 

PRESBÍTERO – Padre.

CONSCISTÓRIO – Reunião de Cardeais.

SÍNODO – Assembléia de Bispos de uma Província.

PROVÍNCIA ECLESIÁSTICA – Conjunto de Dioceses. Quem a governa, a preside é o bispo mais importante: o Metropolita, que, a partir de 1301, passa a se chamar Arcebispo. Arquidiocese à Diocese à Vicariatos à Regiões ou Foranias à Paróquias à Capelas.

MADRE SUPERIORA – Superior de um Convento.

PADRES FOÂNEOS – Título dado pelo bispo a um grupo de padres dentro de um Vicariato. As foranias são regiões dentro dos Vicariatos.

VIGÁRIO EPISCOPAL – É um presbítero colaborador do Bispo. 

CÔNEGO – São Presbíteros que fazem parte de um “colegiado”, os quais tinham a função de eleger o novo bispo e assessorá-lo e caso acontecesse um impasse, quem escolhia era o Papa. Essa função perdura do século XII ao XVI. Atualmente eles são um conselho do Bispo na Catedral.

CABILDO – Conjunto de Cônegos em uma Catedral.

MONSENHOR – Título dado pelo Papa a pedido do Bispo a um padre ou a um Cônego.

CATÓLICO - Adjetivo grego que significa “Universal”. Esse termo é usado a partir do Concílio de Trento (1545 - 1563) para designar a Igreja Romana em oposição às Igrejas da Reforma. Antes, o termo utilizado era Cristandade. 

LEIGOS – São todos os cristãos, exceto os membros da Sagrada Ordem ou estado religioso reconhecido pela Igreja Católica, isto é, os fiéis que, incorporados a Cristo pelo Batismo, constituídos no povo de Deus e a seu modo feitos participantes da função sacerdotal, profética e régia de Cristo, exercem, no seu âmbito a missão de todo o povo cristão na Igreja e no mundo. O papa, os bispos, padres e leigos... São todos Igreja.


Texto extraído do site Catequisar
Postado por Felipe Drews

MEDITAÇÃO: QUANDO CHEGAR A HORA! CHEGOU A NOSSA VEZ DE AGIR...

Por Diácono Carlinhos

Lembram? Chegou a nossa vez de agir... nesses dias ele nos alcançou talentos e nos capacitou para muitas missões... o que estamos fazendo com esses dons e talentos? Vamos refletir sobre a nossa colheita em decorrência das nossas opções (boas o más)

Oração do Dia

Concedei, ó Deus, que vejamos frutificar em toda a nossa vida as graças do mistério pascal, que instituístes na vossa misericórdia. Que possamos amanha colher o fruto da semente colocada na terra. Que as nossas sementes sejam sempre aquelas que o Senhor nos indica e nos propõe sementes de amor e verdade. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Evangelho de Jesus Cristo, segundo João 15,26-27.16,1-4.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 15,26“Quando vier o Defensor que eu vos mandarei da parte do Pai, o Espírito da Verdade, que procede do Pai, ele dará testemunho de mim. 27E vós também dareis testemunho, porque estais comigo desde o começo. 16,1Eu vos disse estas coisas para que a vossa fé não seja abalada. 2Expulsar-vos-ão das sinagogas, e virá a hora em que aquele que vos matar julgará estar prestando culto a Deus. 3Agirão assim, porque não conheceram o Pai, nem a mim. 4aEu vos digo isto, para que vos lembreis de que eu o disse, quando chegar a hora”.

MEDITAÇÃO

A graça de Deus vem em socorro de nossas fraquezas.

Se tu colocares a semente numa terra fofa, e cuidar dela, vai dar um pé maravilhoso, mas Deus não irá capinar aquela horta, Deus fará o que tu não pode fazer, que é fazer germinar, mas se tu guardar a semente e não colocá-la na terra, Ele não poderá fazê-la crescer.

Deus não ajuda o revoltado, o indignado, o vingativo, o preguiçoso, Ele não ajuda aquele que não quer trabalhar em prol do seu reino, pois Ele sabe que não estamos nos valorizando.

Deus alcança muitas graças aqueles que dizem “sim” aos seus projetos, porém, temos que dar resposta a essas graças sob pena de ficarmos em dívida com Ele... pois se Ele nos beneficia com aquele “talento” temos que fazer jus ao mesmo, caso contrário é como se pegássemos alguma coisa no comércio, fizéssemos uso do mesmo, mas não pagássemos... ora, estamos usando algo que não é nosso... assim também é quando fazemos uso das alegrais e das benesses de Deus e não cumprimos com aquilo para o que Ele nos chamou...

Quantas vezes fomos à Capela e colocamos nossos joelhos ao chão, quantas vezes pedimos para que alguém rezasse e fosse nosso intercessor numa graça, mas depois que Deus a alcança, abandonamos Ele, o projeto e tudo mais...

Tenha certeza, Ele vai nos cobrar... a Bíblia fala sobre isso em mais de uma parábola “servos maus e infiéis...” e em todas ela diz que o servo mau e infiel será LANÇADO AO FOGO.

Quando recebemos algo de Deus, devemos ser gratos e responsáveis. Não se trata de uma doação, mas de um depósito. Não destrua o que Deus lhe entregou.

Entendemos que aqueles servos seriam representantes do seu senhor enquanto ele estivesse viajando. Seriam seus procuradores, agindo em seu nome, fazendo negócios com os seus bens. De modo semelhante, a partir do momento que o Senhor Jesus foi assunto aos céus, os cristãos passaram a serem seus representantes. Isto é uma grande honra e maior responsabilidade.

Representamos o Senhor neste mundo. Nossas palavras e ações podem honrar ou trazer vergonha para o seu nome.

PARE! PENSE! Como estão minhas ações, meus pensamentos... Estão me aproximando ou me afastando de Deus?

Quando o senhor viaja muitos servos param de trabalhar. Querem apenas comer, beber, dormir e se divertir. Pode ser que alguns queiram fugir, optem ao mundo mundano, das relações fúteis, superficiais, das redes sociais, do superficialismo... Cuidado! Deus espera pelo nosso trabalho... NOSSO TESTEMUNHO... QUE ESTEJAMOS AONDE ELE SOFRE... NAS CRECHES, NOS ASILOS, NOS HOSPITAIS...

Lembre-se isso é pecado e, pecado grave...

Deus não castiga ninguém, a opção pelo mal é exclusiva minha... sou eu que faço uma opção de me afastar de Deus e caminhar na direção do mal... sou eu que quero ir ao encontro nos braços do maligno...sou eu que quero deixar a luz e ir para as trevas.

‘Deus se alegra quando lutamos contra o pecado’

“Procurai a paz com todos e a santidade, sem a qual ninguém verá o Senhor” (Hb 12,14). Isso me diz que se não estou em paz, se estou angustiado, em dúvida... esse é o momento de correr e fazer aquilo que Deus me propõe, pois estou justamente me afastando dele...

Observe se quando me afasto de Deus não começo a ser sondado por companhias e pessoas que por muito tempo estavam longe, se não começam vir às propostas do mundo, se nossa mente não começa a ficar perturbada... não começa a se agradar com a proposta do mal... ninguém poderá escolher por ti... é tu que fazes uma opção preferencial pelo céu ou pelo inferno... eu é que escolho onde quero passar minha eternidade...

Sem a santidade ninguém pode ver a Deus, esse ver a Deus é viver na comunhão com o Senhor. Ninguém pode entrar na comunhão com Ele sem ser santo. São Tiago nos diz que uma fé sem obras é uma fé morta (vazia), então se tu acreditas em Deus... Onde e quais são tuas obras? Tuas ações condizem com isso?

Não podemos nos desesperar nem desanimar de lutar contra o pecado... Temos que fazer o “CAMINHO DE VOLTA (como fez o Filho Pródigo)”.

Um grande auxilio é a Eucaristia, “Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele”(Jo 6,56). Precisamos desse remédio todos os dias na luta contra o pecado... Não vamos desanimar nunca, Deus se alegra quando lutamos contra o pecado... mas a resposta a cada instante é só tua... tens a liberdade total para seguir quem quiser... “se é a Deus que te acolhe, te capacita e te ama” ou se é “ao diabo que te chama, te ilude e inflama teu coração com coisas ruins e do mundo”...

REFLEXÃO

Hoje é segunda-feira, como foi nosso final de semana?

Ouvimos mais ao chamado de Deus e fizemos tudo àquilo para o que Ele nos chamou e nos capacitou ou optamos pelo convite do maligno e fizemos justamente o caminho contrário na direção do chiqueiro dos porcos, onde há dor, sofrimento e ranger de dentes...

Nesse momento certamente dependendo o caminho que percorremos no final de semana ou que já viemos percorrendo há algum tempo, nos causa alegria por termos a certeza de estarmos caminhando com Jesus ou nos causa inquietação por sabermos que estamos contrariando a Deus e a cada passo nos afastando mais dele...

Ora, se ficaste intranquilo é simples... Faz o caminho de volta, te reconcilia com Deus, com teus irmãos, com a tua Igreja...

Foi dado a cada um o fruto do seu próprio trabalho. O que fazemos (ou deixamos de fazer) volta para nós mesmos. É a lei da semeadura e da colheita. Aquele servo inútil perdeu muito mais do que o talento. Perdeu a presença do Senhor, sendo lançado fora da casa (nas trevas exteriores). Cristo nos diz que não é possível servirmos a dois senhores... e tu estás servindo a quem?

Sempre é tempo de recomeçar... de voltar aos braços do pai...

Para isso, basta nos darmos conta que estamos indo na direção do chiqueiro dos porcos... nos arrependermos... corrigir nossos atos falhos... recolher nossos talentos e fazer eles multiplicarem... indo nos asilos, creches, hospitais... cuidando dos doentes... Reconciliando-se com todos os irmãos, honrando pai e mãe, indo na missa, comungando e dizendo a Deus... Pai, pequei contra ti... mas estou arrependido, cura o meu coração, tira as amarras dos meus olhos que começam me obscurecer... estou perdendo o brilho dos meus olhos... quero voltar a ser feliz junto de Ti e de todos aqueles a quem o Senhor me presenteou como irmãos.

Pense nisso... o dia é hoje, a hora é agora... não deixe para o próximo final de semana, pois ele poderá ser tarde demais... cada dia é um passo que damos para perto ou para longe de Deus... e quanto mais distante de Deus, somos um alvo mais fácil aos propósitos e projetos que o diabo também tem para nós...

Reflita... pare... reze... a aja... CHEGOU A NOSSA VEZ DE AGIR... Jesus disse, "quando chegar a hora"... ela é agora e o dia é hoje... sim, se desacomode... vai lá e cumpre o que Jesus te pediu!

SHALOM!

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Almas perfumadas - Carlos Drummond de Andrade

Tá bom!! Eu confesso. Nunca fui muito fã de poesia. Desde os tempos do colégio, a incessante presença das rimas me incomodava. Sempre achei aquilo meio forçado.

Nesta semana, porém, ao procurar textos que tratassem sobre amizade para atividade de um projeto de extensão em que atuo na Unisc, cheguei ao belíssimo texto de Carlos Drummond de Andrade ( postado abaixo). Tive que dar o braço a torcer. O jogo de palavras transcrito nos versos do grande mestre das letras faz muito sentido e trasparece o verdadeiro sentido da amizade.

Quando li o poema lembrei dos meus amigos do CLJ. É na presença deles que muitas vezes me sinto com a "Alma Perfumada". Leia todo o texto, vale a pena.

Tem gente que tem cheiro
de passarinho quando canta,
de sol quando acorda,
de flor quando ri.

Ao lado delas,
a gente se sente no balanço de uma rede
que dança gostoso numa tarde grande,
sem relógio e sem agenda.

Ao lado delas,
a gente se sente comendo pipoca na praça,
lambuzando o queixo de sorvete,
melando os dedos com algodão doce
da cor mais doce que tem pra escolher.
O tempo é outro.
E a vida fica com a cara que ela tem de verdade,
mas que a gente desaprende de ver.

Tem gente que tem cheiro
de colo de Deus,
de banho de mar
quando a água é quente e o céu é azul.

Ao lado delas,
a gente sabe que os anjos existem e que alguns são invisíveis.

Ao lado delas,
a gente se sente chegando em casa e trocando o salto pelo chinelo,
sonhando a maior tolice do mundo
com o gozo de quem não liga pra isso.

Ao lado delas,
pode ser abril,
mas parece manhã de Natal,
do tempo em que a gente acordava
e encontrava o presente do Papai Noel.

Tem gente que tem cheiro
das estrelas que Deus acendeu no céu
e daquelas que conseguimos acender na Terra.

Ao lado delas,
a gente não acha que o amor é possível,
a gente tem certeza.

Ao lado delas,
a gente se sente visitando um lugar feito de alegria,
recebendo um buquê de carinhos,
abraçando um filhote de urso panda,
tocando com os olhos os olhos da paz.

Ao lado delas,
saboreamos a delícia do toque suave
que sua presença sopra no nosso coração.

Tem gente que tem cheiro
de cafuné sem pressa,
do brinquedo que a gente não largava,
do acalanto que o silêncio canta,
de passeio no jardim.

Ao lado delas,
a gente percebe que a sensualidade
é um perfume que vem de dentro
e que a atração que realmente nos move
não passa só pelo corpo.
Corre em outras veias.
Pulsa em outro lugar.

Ao lado delas,
a gente lembra que no instante em que rimos
Deus está conosco, juntinho, ao nosso lado.
E a gente ri grande que nem menino arteiro.

Tem gente como você,
que nem percebe como tem a alma perfumada
e que esse perfume é dom de Deus.





Postado por Emilin Grings

quinta-feira, 26 de maio de 2011

VOU DAR MEU SIM PARA QUEM? OBRAS DE DEUS ou CONVITES DO MUNDO...

Por Diácono Carlinhos
Oração do Dia

Ó Deus, que não cessais de elevar à glória da santidade os vossos servos fiéis e prudentes, concedei que nos inflame o fogo do Espírito Santo que arde no coração de todos os justos. Fazei com que também nós saibamos viver plenamente no Teu amor e pertos de Ti através do outro a quem também amamos como a Ti mesmo. Permita-nos amar cada vez mais nossos irmãos, para que assim tenhamos a certeza de que estamos perto do Senhor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

EVANGELHO JESUS CRISTO, SEGUNDO JOÃO 15, 9-11

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 9"Como meu Pai me amou, assim também eu vos amei. Permanecei no meu amor. 10Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como eu guardei os mandamentos do meu Pai e permaneço no seu amor. 11Eu vos disse isto, para que a minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja plena".

MEDITAÇÃO

Cristo está nos alertando para permanecermos no seu amor, na videira verdadeira, pois somente assim o nosso gozo será completo. Em primeiro lugar, é necessário estarmos ligados a Cristo, da mesma maneira como um ramo está ligado à videira e dela recebe toda força para produzir o seu fruto.

Nós só estaremos unidos a Cristo e vivendo no seu amor, se amarmos a todos como Ele mesmo nos amou. “Eu vos dou um novo mandamento amai-vos uns aos outros como eu vos amei”. E Cristo amou a todos indistintamente. Amou os pobres, os ricos, os doentes, os letrados, a pecadora, a hemorrágica, o bom ladrão...

No Evangelho de hoje ele nos assegura novamente que não estaremos em comunhão com Ele se não cumprirmos os seus “mandamentos”, ou seja, não posso ser meio cristão (ou cristão morno) ou sou ou não sou...

CRISTO É A FELICIDADE! Por isso afirmamos tanto que “felicidade é um estado de espírito” e este estado de espírito eu não encontro no mundo mundano, nos prazeres da carne, nos ídolos do ter, poder e prazer...

Experimenta te afasta só um pouquinho de Cristo e verificas se o mundo já não começa a conspirar contra ti...

São convites e mais convites para a perversão, para promiscuidade, para a libertinagem...

São Mateus nos alerta: "Assim há de acontecer também a esta geração perversa." Ou seja, aos pervertidos a condenação aos convertidos à salvação.

Vejam bem, o Diabo não tem feriado! Ele aproveita todas as oportunidades para fazer as suas obras. Quanto mais tempo livre houver, maior será o seu espaço para ocupar a mente e maquinar o mal e a perversão.

Por isso, para ocuparmos o nosso espaço com o BEM Jesus nos chama para missões.

Podem observar: depois que damos o nosso SIM para Deus ele nos enche de atribuições e convites. Isso é para nós não ficarmos ociosos a mercê do que o diabo quer nos convidar. Não é para nos cansarmos, para acharmos que temos atribuições demais... não, é justamente para ficarmos longe da maldade, longe do maligno e de tudo aquilo que nos levaria a condenação perpétua.

Acha que não?

Olha então quando tu estás bem vinculado a tua igreja, a tua paróquia, ao teu movimento se Deus não vai te fazendo convites, para locais e projetos que tu jamais irias realizar.

Quando tu te dás conta, Jesus já te chamou para trabalhar num hospital, num asilo ou numa creche, ou seja, ELE TE CHAMA PARA TU FICARES TRABALHANDO DIRETAMENTE COM ELE (tudo que fizerdes ao menor de um dos meus irmãos, foi a mim que o fizestes...)

Agora, olha só, basta te afastar um pouquinho, tua fé parece que enfraquece, tua oração parece não ser mais tão forte ou parece que já não é ouvida por Deus tão logo a proferimos.

Observa então, se a partir disso, quando começamos a ficar fracos na fé (um ramo que seca no inverno) se o DIABO logo, logo não aparece com os seus convites... São convites para festas, para locais onde sabemos que Deus não se faz presente, onde há orgias, pessoas que negam ou não aceitam a presença de Deus... Pessoas que zombam da sua existência...
Começamos a mudar nossas rotinas, as REDES SOCIAIS passam a ser mais importantes que as OBRAS SOCIAIS...

Ora como devemos reagir?

Voltando aos braços do Pai (perdoando; sendo perdoado; voltando aos projetos e planos que Deus nos capacitou para realizar).

Devemos retirar-nos do meio onde o mal circula e nos abrigarmos num ambiente puro e saudável, onde há amizade, irmandade, gente que ri e sofre contigo, gente que te ama tanto que briga contigo quando acha que tu estás errando, gente que não aceita te afastares dos projetos e dos convites que Deus faz diretamente a ti.

Jesus sabia bem que o Diabo faria tudo para derrubar os filhos de Deus, por isso, Ele está à direita de Deus intercedendo por nós.

Mas para interceder por nós, JESUS espera sempre pelo nosso SIM, e pelo EU QUERO e EU VOU. Também reconhece as nossas fraquezas e conhece o nosso coração, por isso, está sempre renovando o convite para voltarmos a termos PLENA COMUNHÃO COM ELE... A cada dia espera ansioso pela nossa volta... Pela nossa reconciliação com Ele, através da reconciliação com todos os nossos irmãos...

REFLEXÃO:

• Deus já te fez convites para atuares nas obras d’Ele? Respondestes o que?

• Alguma vez já te afastou das obras de Deus e passou a receber convites do maligno? Já fostes tentados alguma vez?

• Hoje estás perto de Deus, ocupando teu tempo livre com boas ações, boas obras, boas amizades ou estás com esse tempo livre aguardando os convites do diabo?

Hoje durante a tua oração e reflexão, pensa nos convites que Deus já te fez... dos teus “SIMs”... das tuas recaídas... mas pensas se estás afastado de Deus por algum motivo, se não está na hora de voltar plenamente aos braços do Pai...

ORAÇÃO

Senhor ajuda-me a amar incondicionalmente a todos assim como incondicionalmente tu me amas.

Ajuda-me a manter o SIM que um dia eu te dei e cumprir a missão para a qual tu me chamou e me capacitou.

Ajuda-me a perdoar a todos e amar a cada irmão como a Ti mesmo.

Ajuda-me a reconhecer o trabalho do outro em prol da minha salvação.

Ajuda-me a superar a raiva, a inveja, o ódio, o rancor, o egoísmo e todos os sentimentos que me levam para longe de Ti.

Cuida da minha família. Cuida de mim. Cuida dos meus amigos. Fortalece os projetos da minha igreja para os quais tu nos chamou nominalmente.

Obrigado pelo dia de hoje. Obrigado pelos anjos e sirineus que tu colocaste em minha vida faça com que eu saiba reconhecer a presença deles na minha transformação e conversão.

Abençoa a cada um de nós e muito obrigado por hoje ter falado diretamente ao meu coração. Amém!
CARÍSSIMOS NOS PRÓXIMOS TRÊS DIAS ESTAREI EM RETIRO, PORTANTO, NÃO VOU ESCREVER AS MEDITAÇÕES, MAS ESTAREI REZANDO POR CADA UM DE VOCÊS... ASSIM COMO PEÇO QUE REZEM POR MIM E MINHA FAMÍLIA... VOCÊS SÃO MUITO IMPORTANTES PARA MIM...

RECONHEÇO CADA UM DOS MEUS ANJOS E SIRINEUS E JÁ OUVIRAM PESSOALMENTE ISSO DE MIM... JAMAIS VOU PRECISAR ME ARREPENDER POR NÃO TER DITO A VOCÊS PESSOALMENTE O QUE SINTO POR CADA UM...

OBRIGADO POR SEREM O QUE SÃO EM MINHA VIDA... QUE DEUS OS ABENÇOE, HOJE E SEMPRE... SHALOM!

quarta-feira, 25 de maio de 2011

A VIDEIRA E OS RAMOS...

Por Diácono Carlinhos


Oração do Dia
Ó Deus, que amais e restituís a inocência, orientai para vós os nossos corações, para que jamais se afastem da luz da verdade os que tirastes das trevas da descrença. Fazei que saibamos sempre permanecermos presos a ti, pelo amor, perdão, caridade, compaixão, compreensão e amizade. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na Unidade do Espírito Santo.

Evangelho de Jesus Cristo, segundo João 15, 1-8


Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 1“Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. 2Todo ramo que em mim não dá fruto ele o corta; e todo ramo que dá fruto, ele o limpa, para que dê mais fruto ainda. 3Vós já estais limpos por causa da palavra que eu vos falei. 4Permanecei em mim e eu permanecerei em vós. Como o ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira, assim também vós não podereis dar fruto, se não permanecerdes em mim.

5Eu sou a videira e vós os ramos. Aquele que permanece em mim e eu nele, esse produz muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. 6Quem não permanecer em mim, será lançado fora como um ramo e secará. Tais ramos são recolhidos, lançados no fogo e queimados. 7Se permanecerdes em mim e minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes e vos será dado. 8Nisto meu Pai é glorificado: que deis muito fruto e vos torneis meus discípulos.

MEDITAÇÃO

O galho que não permanece preso à árvore é jogado fora. Portanto, quando não estamos em Jesus, unidos a Ele em espírito e em verdade, nós nos tornamos galhos secos, sem utilidade.

Portanto, se não estamos em Cristo, em comunhão com ele e com toda a igreja, nos colocamos em “excomunhão”, ou seja, nos colocamos na condição de galhos que podem ser cortados, podemos ser recolhidos, lançados no fogo e queimados (fazemos uma opção pelo fogo do inferno, veja bem, Deus não nos excluiu, somos nós que nos colocamos fora da fila, fora da árvore...)

Assim, fora da fila, longe da árvore (que é Deus) vivemos a desesperança, a frustração, a tristeza, o desânimo, acabamos doentes (físicos, psíquicos e/ou espirituais), acabamos sós, dentro do templo, mas longe da igreja. Longe de Deus e sem a comunhão plena com Ele, nunca seremos felizes porque nos falta à seiva do Espírito que nos alimenta e fecunda o nosso coração.

Dentro de nós foi plantada a semente do Amor do Pai, que é o Espírito Santo, porém só permaneceremos nesse Amor, se conservarmo-nos ligados ao Seu Filho, Jesus Cristo.

“Deus caritas est”, ou seja, Deus é amor... Ele é só amor... portanto só permanece onde há amor... um coração com raiva, ódio, rancor,... não cultiva o amor, portanto, está longe de Deus.

E só permanecemos unidos a Cristo se estivermos unidos a todos aqueles a quem ele nos apresentou como irmãos. ELE NÃO PERMITE DISTINÇÕES. ELE NÃO PERMITE EXCEÇÕES. ELE NÃO PERMITE EXCLUSÕES.

Vamos fazer um exercício mental: é impossível estarmos, por exemplo, na Capela e não estarmos em paz e harmonia com todos.

Vocês lembram aquela música?

“ Você é meu irmão! Você é meu irmão! (quando vamos batendo palmas e apontando para cada um dos presentes... você♪♪♪, você♪♪♪, você♪♪♪... e aí chegamos num e AHH!♪♪♪, não você não...)

O QUE SERÁ QUE DEUS DIRIA PARA MIM NESSE INSTANTE?

A Palavra de Deus é muito clara nesse sentido. Ela não deixa meias interpretações... ou melhor, Ele não permite meias interpretações... O Evangelho de hoje nos mostra isso: (5Eu sou a videira e vós os ramos. Aquele que permanece em mim e eu nele, esse produz muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. 6Quem não permanecer em mim, será lançado fora como um ramo e secará. Tais ramos são recolhidos, lançados no fogo e queimados. 7Se permanecerdes em mim e minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes e vos será dado.)

REFLEXÃO

• Os frutos que tu tens oferecido ao mundo são frutos doces ou amargos?

• Observando atentamente todos os teus atos, atitudes, pensamentos e sentimentos tu és um “ramo” preso a Jesus ou está seco ou secando?

• No que eu preciso mudar para ter a certeza de que não serei lançado no fogo e queimado no inferno?

"Naqueles dias, os homens buscarão a morte e não a conseguirão; desejarão morrer, e a morte fugirá deles" (Ap 9,6)

"Os tíbios, os infiéis, os depravados, os homicidas, os impuros, os maléficos, os idólatras e todos os mentirosos terão como quinhão o tanque ardente de fogo e enxofre, a segunda morte." (Ap 21,8)

"O machado já está posto ? raiz das árvores. E toda árvore que não der fruto bom será cortada e lançada ao fogo." (Lc 3,9)

"Ele tem a pá na mão e limpará a sua eira, e recolherá o trigo ao seu celeiro, mas queimará as palhas num fogo inextinguível." (Lc 3,17)

"Se alguém não permanecer em mim será lançado fora, como o ramo. Ele secará e hão de ajuntá-lo e lançá-lo ao fogo, e queimar-se-á." (Jo 15,6)

São Pio X afirma: "O Inferno é último mal que hão de sofrer os maus!"

"Livrai-me do inferno, ou melhor: livrai-me do pecado, único mal que pode condenar-me. Ó Maria, rogai por mim e livrai-me do mal horrível de me ver em pecado sem a graça de nosso Deus!"

Nunca esqueça que o dia é hoje e a hora e agora!

Pense nisso...

Shalom!

segunda-feira, 23 de maio de 2011

O QUE ESCOLHESTES? O CÉU ou O INFERNO?

Por Diácono Carlinhos
♪♪♪ Surge nova aurora / Nasce novo dia / Brilha outra luz / Canta o coração. E a estrada que era longa e até parece breve / Tu caminhas sempre mais, ooo / Não te cansarás jamais, ooo / Se te lanças na aventura de amar, somente amar. Sempre mais aquela meta alcançarás.
♪♪♪Olha tu caminhas / Mas só não estás / Deus que te escolheste / Te acompanhará. Mesmo se às vezes / Escuro se faz / Anda para frente / Jamais para trás. ♪♪♪
Queres ser feliz? Queres realmente encontrar Deus? Queres mudar tua vida?
Entao supere tudo em nome do “amor”, sem amor não há perdão, sem perdão não ficamos perto de Deus, longe de Deus não somos nada, ou melhor, somos alvos fáceis do maligno que está aí vibrando com as nossas falhas e nossos atos de desamor. “Pai... perdoai os nossos pecados, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido...”
Vamos ser conscientes. Olha para dentro do teu coração e verificas se em algum momento ficastes sem perdoar alguém. Olha quanto sentimento ruim habitou no teu coração. Quanta coisa boa tu deixastes de aproveitar justamente por causa disso. Deixastes de desfrutar de momentos únicos na tua vida. Deixastes para trás a oportunidade de teres tido boas gargalhadas; de momentos agradáveis; de convívio; de alegria e felicidade... um vazio começa habitar o nosso coração e esse vazio nos deixa doentes, ficamos frustrados e a frustração nos deixa tristes, desmotivados, com vontade de largar tudo, principalmente os projetos que Deus fez para nós... sim se estamos pensando assim, estamos doentes e estamos ficando fracos e fracos estamos mais sujeitos às propostas do mal... quer um remédio? Oração, perdão, amor, carinho, amizade, temor a Deus...

Começamos aceitar o isolamento. A dor da solidão ou trocamos as companhias e os amigos por parceiros, por conhecidos, gente do mundo... trocamos nossa rotina, passamos a sermos mais fúteis... deixamos de aproveitar nosso tempo em prol do outro e trocamos pelas companhias virtuais, pelas redes sociais... esquecemos o SIM que demos a Deus, não mais reconhecemos os talentos e os dons que Ele nos alcançou... esquecemos das transformações e das graças que nos foram dadas e aos poucos vamos indo na diração do mundo mundano...
Paras para pensar! Isso está ocorrendo contigo? Então, estás esperando o que? Fazes logo o caminho que o Filho Pródigo fez e corre para os braços do Pai. Sim, não tenhas medo, não sejas orgulhoso... voltas correndo aos braços do Pai.
Sejamos inteligentes, conscientes e vejamos que a nossa falta de perdão nos deixa infelizes, nos deixa inquietos, nos deixa doentes em todos os planos (físico – psiquico – espiritual)... olha, te dá conta para onde estás indo...
Queres ver uma festa no céu? Perdoa, ama, abraça, diz o quanto o outro é importante para ti... e tenhas a certeza de que “ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS”.

 
Queres uma festa no inferno? Faz tudo ao contrário... tenha raiva, ódio, rancor, não perdoa, seja vingativo,... não imaginas o quanto faz o diabo feliz...
Agora a decisão é sempre nossa: “SE AGRADAMOS A DEUS OU AO DIABO!”

Tem uma música do Frei Luiz Turra cujo título é: DEIXA AQUI TUA OFERTA!
♪♪♪Deixa aqui tua oferta sobre o altar / Vai primeiro abraçar o teu irmão
E depois poderás apresentar / Ao teu Deus o louvor de teu perdão
Somos, Senhor, o teu povo / Hóstias também neste altar
Vidas agora se alegram / De sempre mais perdoar
Oferendas sem paz não têm valor / Sem amor tu não podes ter a paz
Se, porém, sepultares teu rancor / Meu perdão redentor também terás
Abre, pois, ao irmão teu coração / Busca aqui o teu Deus sempre imitar
Mãos abertas na cruz tu vês então / Para sempre acolher e perdoar♪♪♪
Na verdade essa música é uma sintese do que São Paulo, na I Carta aos Coríntios, 13, 4-13 – nos ensina:
“O amor é paciente, o amor é prestativo; não é invejoso, não se ostenta, não se incha de orgulho. Nada faz de inconveniente, não procura seu próprio interesse, não se irrita, não guarda rancor. Não se alegra com a injustiça, mas se regozija com a verdade. Tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor jamais passará. As profecias desaparecerão, as línguas cessarão, a ciência também desaparecerá. Pois o nosso conhecimento é limitado; limitada é também a nossa profecia. Mas, quando vier a perfeição, desaparecerá o que é limitado. Quando eu era criança, falava como criança, pensava como criança, raciocinava como criança. Depois que me tornei adulto, deixei o que era próprio de criança. Agora vemos como em espelho e de maneira confusa; mas depois veremos face a face. Agora o meu conhecimento é limitado, mas depois conhecerei como sou conhecido. Agora, portanto, permanecem estas três coisas: a fé, a esperança e o amor. A maior delas, porém, é o amor”.
O amor é paciente: Quantas vezes somos pacientes em nosso dia-a-dia? O tempo passa e não conseguimos ser pacientes. Essa é a hora de revermos essa questão e pensar: “Se Deus está me falando que amar é ser paciente, porque então estou agindo assim com as pessoas que são próximas de mim?”. O amor é prestativo. Ser prestativo é amar! O amor é verdadeiro. Tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. Lindo isso! Quando amamos alguém, somos misericordiosos com essa pessoa. Ter misericórdia significa amar mesmo quando o outro não merece ser amado é amá-lo mesmo num momento de tribulação e de desavença que ocorre entre amigos e irmãos é não deixá-lo de amá-lo.
Quem disser que não ama a um irmão, pode ter certeza de que embora esteja no templo, não está na Igreja... porque não estará plenamente junto de Deus... pois Ele é só amor. Tenha certeza de que não estará em comunhão, nem com a Igreja e nem com Deus.
Entao como canta o Padre Antonio Maria, também você faça dessa canção uma prática, faça dela um “orar + ação” (oração)...
♪♪♪Vamos Jesus passear, na minha vida / Quero voltar aos lugares em que fiquei só
Quero voltar lá contigo, vendo que estavas comigo / Quero sentir teu amor, a me embalar
Cura Senhor, onde dói / Cura Senhor, bem aqui / Cura Senhor, onde eu não posso ir♪♪♪
Nao precisas mais ficar só! Não precisas mais te afastar dos projetos de Deus! Não precisas mais esquecer os teus SIMs e não reconhecer as graças que Deus te alcançou justamente pelas tuas respostas positivas aos seus convites. Pedes a Deus neste momento a tua cura...Pedes para Ele te mostrar o caminho...
Deixa de lado a vaidade, o orgulho... vais continuar te machucando e te afastando de Deus até quando?
Pedes para Ele acalmar o teu passo e abrir as portas do teu coração para que Deus possa entrar e cear contigo! Porque se dentro do teu coração tiver ódio, rancor, raiva... tenhas a certeza de que Deus está lá fora... batendo a porta e te dizendo... “eis que estou a porta e bato, se abrirdes entrarei e cearei contigo...” ou seja, se abrirdes a porta estarás em comunhão com Deus.
Agora, a decisão é so tua...
Onde queres promover a festa: no céu ou no inferno?
Na Carta de São Tiago 1, 12-18 ele nos alerta para sermos responsáveis pelos nossos atos, não como os demais homens, mas como alguém que foi resgatado por Cristo, pois eles estavam colocando a culpa de suas tentações em Deus.
Mas Tiago diz: a culpa não é de Deus, é que vocês têm uma natureza pecaminosa e você mesmos não vigiam e acabam cedendo as tentações pelos próprios desejos de suas carnes... preferem dar ouvidos ao mundo do que a Deus. Cuidado! Se fizestes alguma promessa, se firmastes algum compromisso com Deus, cumpra!
Assim, decidam a quem vocês querem seguir... se é ao Deus do amor, ou as tentações e conscupciências da carne propostas pelo demônio, quando também estarão decidindo onde irão morar na eternidade, se no céu ou no inferno...
É segunda-feira, é começo de semana... é tempo de recomeçar... quem sabe fazemos esse propósito... hoje vou voltar aos braços do Pai através de um ato de amor... através do exercício de “AMAR SOMENTE AMAR”...
♪♪♪Olha tu caminhas / Mas só não estás / Deus que te escolheste / Te acompanhará. Mesmo se às vezes / Escuro se faz / Anda para frente / Jamais para trás. ♪♪♪
Pense nisso!
Tenha uma feliz e abençoada semana...
Shalom!