Páginas

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Existem motivos para acabar um namoro?

Em geral, é um assunto que o pessoal não gosta de refletir. Sobretudo os que estão em altos namoros. Não é exagero dizer que qualquer relação humana sem estabilidade é prejudicial.

Não basta amar alguém para formar com ele um “casal”. São dois assuntos: amar e pensar em casar. Podemos amar intensamente uma pessoa e ao mesmo tempo dar-nos conta que não formamos com ela uma “boa dupla”. A relação de namoro é difícil! Não se constrói um namoro com simples sentimentos. É preciso outras coisas: maturidade, saúde emocional, respeito, solidariedade, generosidade, comunicação, projeto de vida comum, acordos em princípios básicos, flexibilidade...

O namoro é um tempo para dar-se conta se duas pessoas que se amam poderão formar um matrimônio feliz. Para isso, deverão estar atentos ao que acontece durante este relacionamento. Deixemos de lado as atrações mútuas e os apaixonamentos! Existem pequenos sinais, detalhes que escondem problemas graves:

1)Violência: Seja ela verbal (por palavras), emocional ou física, mesmo que seja leve, essa relação deve terminar imediatamente. A violência não pode construir uma relação.
2)Ciúmes: Quando um dos dois é ciumento, mostra uma terrível insegurança, desejo de controle e de posse do outro. Ninguém é dono de ninguém. Ser ciumento não é prova de amor. Ao contrário: significa que o ciumento considera o outro “propriedade sua”.
3)Dependência emocional: A felicidade é uma experiência interna e responsabilidade de cada um. Se há um enriquecimento mútuo, ótimo. Mas se dependem um do outro para serem felizes, se sentem que sua vida é vazia sem o outro, isso não é amor, é dependência.
4)Desejos de controle: Se teu namorado(a) pressiona fazer algo que tu não está de acordo. Isto pode parecer um detalhe pequeno, mas no fundo existe um enorme desejo de controle sobre o outro.
5)Problemas psicológicos: Problemas como: depressão, ansiedade, insegurança profunda, imaturidade, obsessão, masoquismo, agressividade, compulsões, vícios psíquicos... Devem ser tratados profissionalmente antes de querer pensar em namoro. A parte sadia do namoro não deve sentir-se culpável por deixar o outro com seus problemas porque, uma coisa é o amor e outra é a convivência. Podemos amar alguém com problemas e apoiando, ajudando na medida do possível, mas é bem diferente formar com este um “casal”.
6)Mentiras e ocultamento de assuntos graves: Estes assuntos, não são impedimentos para uma relação. Mas o outro deve saber que existem estas situações para poder tomar uma decisão livre, não com enganos.
7)Egoísmo: Cada um sabe quando e quanto cada um é egoísta. Mas é bom lembrar que o egoísmo não permite o desenvolvimento do amor.
8) Não afinidade de valores: Não estar de acordo nos valores fundamentais da vida. Como poderiam construir uma vida em comum assim?

Espero que os jovens do CLJ, possam pensar muito antes de começar um namoro. E namorando possam ser equilibrados. Os grupos de CLJ não são “pontos de encontro para namorar”, mas é normal que surjam namoros. E porque não dizer que muitos dos sólidos casamentos começaram com bons namoros cristãos.

Pe. César Augusto Worst


Namoro é crescimento mútuo, e para isso Ele tem que ser o vela no seu namoro! Mas Ele não será “o mala”, Ele será aquele que conduzirá vocês a um relacionamento verdadeiramente feliz, sendo exemplo aos demais. Jesus deve ser a pessoa inspiradora do seu namoro, e mais, Ele deve ser a razão de vocês estarem unidos.
A felicidade como casal, será consequência da felicidade do nosso PAI celestial.O seu nível de realização no namoro é consequência de seu namoro ser bênção (e exemplo) ou não para o REINO DE DEUS. Você ficará mais feliz e satisfeito a medida que suas atitudes, intenções, planos e sonhos (para seu namoro) tiverem por objetivo adorar a DEUS!
Imagine um triangulo onde DEUS é o topo e você e seu cônjuge cada ponto da base. Note que quanto mais próximo do topo os dois pontos da base estiverem, mais próximo um do outro estarão também. Por isso quero te incentivar a iniciar uma revolução no seu namoro! Pode ser difícil no início, mas vocês dois precisam estar no mesmo propósito! Comece hoje, comece AGORA! Use estratégias! Façam um jejum juntos! Troquem caricias por oração, beijos por leitura bíblica!
Postado por: Jéssica

Nenhum comentário:

Postar um comentário