Páginas

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

DO MONTE DAS OLIVEIRAS PARA O MONTE TABOR!

HOJE EU LHE CONVIDO PARA SAIRMOS DO MONTE DAS OLIVEIRAS (GETSEMANI/AGONIA – ÚLTIMO TEXTO) E FAZERMOS UMA VISITA AO MONTE TABOR (ONDE OCORRE A TRANSFIGURAÇÃO DE JESUS)
Por Diácono Carlinhos
O Monte Tabor é uma alta colina da Galiléia, na seção leste do vale de Jizreel, 17 km a oeste do Mar da Galiléia, como o topo à cota de 575 metros acima do nível do mar. Foi no topo deste monte que os Evangelhos sinópticos relatam a Transfiguração de Jesus, bem como São Pedro também comenta sobre esse espisódio em sua segunda carta, versículos 17 e 18, capítulo 1, havendo também o testemunho de uma voz que confirmava ser Jesus o Filho de Deus, conforme o relato dos Evangelhos (Mt 17, 1-9, Mc 9, 2-10 e Lc 9, 28-36).
O Monte das Oliveiras faz parte da fronteira ocidental do Deserto da Judéia. Entre ele e a Cidade Antiga de Jerusalém está o vale do rio Cédron ou como também é conhecido, vale de Josafá. O Monte das Oliveiras pertence à cadeia montanhosa que se inicia a leste de Jerusalém e prossegue por cerca de três quilômetros e meio. Foi o lugar para onde Jesus e seus discípulos foram depois da Última Ceia (Mc 14, 26-32). Getsemani foi o cenário de entrega final que Jesus fez de Si mesmo para Seu padecimento redentor; ali mesmo, foi preso. É o local onde a Bíblia nos diz que Jesus sofreu a sua “AGONIA”.
Mas hoje nós queremos nos prender mais no MONTE TABOR, local da Transfiguração de Jesus, onde estava tão bom que São Pedro chegou a propor construirem tendas para que ficassem ali... “Senhor, é bom nós estarmos aqui...”
Pare, pense um pouco! Medite! Onde tu estás agora? Tu proporias para Jesus neste momento? “Senhor, é bom estarmos aqui, então eu vou construir uma tenda para ti, outra para mim, minha família e meus amigos”...
A Bíblia nos diz que:
E aconteceu porém que, seis dias depois destas palavras, Jesus tomou Pedro, Tiago e João, seu irmão, e conduziu-os e subiu a um alto monte, consigo, a sós, para orar.
E enquanto ele orava, a aparência do seu rosto tornou-se outra e a sua roupa, branca, refulgente: Ele transfigurou-se diante deles e o seu rosto resplandeceu como o sol; e as suas roupas, porém, tornaram-se resplandecentes, extremamente brancas, como a luz, como nenhum lavadeiro sobre a terra as pode tornar tão brancas.
E eis que lhes apareceram Moisés e Elias, e estavam a falar com Jesus: tendo aparecido em glória, falavam da saída dele, que estava para cumprir-se em Jerusalém.
Pedro, porém, e os que estavam com ele estavam acabrunhados pelo sono. Despertando, porém, viram a sua glória e os dois varões que estavam de pé com ele.
E aconteceu que, quando se afastavam dele, Pedro, porém, respondendo, disse a Jesus: «Senhor, é bom nós estarmos aqui; e façamos três tendas: uma para ti, uma para Moisés e uma para Elias»;
E ainda ele falava, dizendo, porém, ele estas coisas, eis que se fez uma nuvem luminosa e cobriu-os; e atemorizaram-se, porém, entrando eles na nuvem. E eis que da nuvem se fez uma voz, dizendo: «Este é o meu Filho amado. Ouvi-o». E os discípulos, ouvindo, caíram com a sua face por terra e tiveram grande medo.
E, tendo soado aquela voz, Jesus encontrou-se só. E Jesus aproximou-se e, tocando-os, disse: «Levantai-vos e não temais!» Erguendo, porém, os seus olhos, e, de repente, tendo olhado em redor, não viram mais ninguém, senão o próprio Jesus só com eles.
E enquanto eles desciam do monte, Jesus ordenou-lhes que a ninguém narrassem o que tinham visto, até que o Filho do Homem ressuscitasse dos mortos, dizendo: «A ninguém digais a visão, até que o Filho do Homem ressuscite dos mortos!» E eles calaram-se e não disseram a ninguém, naqueles dias, nada do que tinham visto. E guardaram a palavra consigo, perguntando uns aos outros o que é o «ressuscitar dos mortos».

E para nós, onde está o nosso Monte Tabor?
Repito, nesse momento eu posso dizer? “Senhor, é bom nós estarmos aqui...”

Ora, o nosso Monte Tabor está onde o nosso coração estiver na “Paz do Cristo”... No amor a Deus e aos outros... Quando estamos em paz com Deus e com os outros, estamos no Monte Tabor ou pelo menos indo na sua direção.
O nosso Monte Tabor é a companhia da nossa família, os nossos amigos, os nossos irmãos, o nosso grupo de Igreja... Mas lembre sempre, ele começa exatamente no seu peito (O céu começa em você)... Ele está, onde estiver o seu coração!
Portanto, se quiseres visitar o Monte Tabor, limpa o teu coração de toda a tristeza, de toda a mágoa, raiva, rancor, ódio, orgulho, vaidade e de todos os maus sentimentos que habitam nele...
Só conseguirás ver o alto do Monte Tabor, sem nuvens, sem serração, com o teu coração puro e limpo, indo na direção do outro... Daquele que sofre, do que está preso, com fome, nu, doente... Indo na direção da tua família, em harmonia com teus irmãos e com a tua Igreja.
N
esse momento, seja onde tu estiveres, pensa um pouco, faz uma reflexão e verificas se tu podes dizer: “Senhor, é bom nós estarmos aqui...” verificas se tu podes dizer essa frase no meio da tua familia, no meio dos teus amigos e em todos os ambientes da tua igreja...
Mas se no caso perceberes uma resposta negativa, verificas qual a medida que deves tomar para que possas fazer uma visita a Jesus no Monte Tabor...
Pois se aceitarmos essa proposta, Jesus vai nos dizer o que disse a Pedro, Tiago e João: «Levantai-vos e não temais!»
Sim, quem está em paz consigo mesmo, com os outros e com Deus, não teme a nada e, é muito feliz e poderá dizer: “Senhor, é bom nós estarmos aqui!” e nesse momento podemos dizer: “Ele está no meio de nós!”
Não perca tempo - o dia é hoje e a hora é agora!
Pense nisso e tenha um feliz e abençoado dia...
Shalom!

Um comentário: