Páginas

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

TU ÉS MUITO IMPORTANTE PARA MIM!

Por Diácono Carlinhos

Às vezes nos dá impressão de que no mundo contemporâneo não existe mais carinho... Elogios e reconhecimento às ações do outro. Parece-nos que não se valorizam mais as qualidades das pessoas... e lamentavelmente o que mais ouvimos são as críticas, sobre nós e sobre os outros... Infelizmente a maioria das pessoas opta pela prática da “condenação”.

Creio que em algumas ocasiões, inclusive, criticam na tentativa de terem a sensação de ficarem mais próximas destas pessoas. Ficamos cada dia mais indivíduos e menos gente... Muitos estão cada vez mais intolerantes e não se percebem o quanto se desgastam ao desvalorizarem o outro... com isso, muitos dos relacionamentos atuais não duram ou se duram, são extremamente superficiais, funcionais ou por conveniência.

Há pessoas poupando sentimentos, elogios e afagos!

É raro vermos homens elogiando suas mulheres ou elas elogiando seus maridos, já não vemos os chefes elogiando o trabalho de seus subordinados, quase não vemos mais pais e filhos se elogiando, ou amigos trocando elogios, reconhecendo o esforço e o que o outro tem de positivo...

Porém, vemos pessoas fúteis valorizando artistas, endeusando cantores, pessoas que usam da imagem física para ganhar dinheiro e que, por consequência, são pessoas que sentem na obrigação de cuidar somente de sua imagem estética, parecem serem compostos somente de corpo e de rosto... se esquecem que possuem coração... muitos vivem só dessa idolatria... Adoram os deuses do “ter”, do “poder” e do “prazer”.

E nós! Já nos demos conta que essa escassez de sentimentos tem afetado as pessoas e por consequência os nossos relacionamentos?

Que a falta de diálogo nos lares, ou o excesso de orgulho, impede que as pessoas digam o que sentem um pelo outro e levam essa carência para dentro dos consultórios psiquiátricos, para os divãs dos psicanalistas, entre outros profissionais dessa área...

Com isso, esvaziam e destroem seus casamentos, encerram relacionamentos, esfriam e matam belas amizades, perdem em qualidade profissional e acabam procurando em outras pessoas o que não conseguem nos seus círculos próximos... Com essa rotatividade diminuímos o número de amigos e aumentamos o número de conhecidos!

Portanto, um convite para que comecemos a valorizar nossas famílias, nossos verdadeiros amigos, nossos alunos, nossos subordinados, enfim, todos aqueles que fazem parte da nossa vida e de nossos círculos, sejam eles familiares, profissionais ou sociais.

Comece a demonstrar seu sentimento pelo bom pai, a boa mãe, o bom marido, a boa esposa, o bom amigo, o bom profissional, a boa atitude, a ética, a beleza de nossos parceiros ou de nossas parceiras, o bom comportamento de nossos filhos...a conduta correta daqueles que nos cercam...

Observe e valorize o que o outro tem de bom… demonstre com um gesto de carinho... um abraço, um afago, um telefone, um e-mail, um depoimento, uma flor, ... sei lá, de qualquer forma demonstre... todos gostam de saber o quanto são amados, isso indica que está no caminho certo e que deve investir ainda mais naquele sentimento. Não poupe um: “EU TI AMO!” ou “TU ÉS MUITO IMPORTANTE PARA MIM!”.

Lembre-se que ninguém é uma ilha e que vivemos numa sociedade em que um precisa do outro e que é impossível se viver sozinho, e o reconhecimento, o carinho, o afago, os elogios são um belo combustível na vida de qualquer pessoa.

Reconheça as qualidades do outro... não veja só os defeitos (estes todos nós temos e por favor ajude-me a superar os meus, com diálogo, com carinho... mostrando-me diariamente no que eu errei e no que eu acertei)... mas veja também as virtudes... Comece sua manhã fazendo alguém mais feliz e reconhecendo a importância da sua presença em sua vida.

Se tu me permites: eu começo!!!

Por isso eu te digo: “TU ÉS MUITO IMPORTANTE PARA MIM!”

E te digo também: “QUE TU ÉS ETERNAMENTE RESPONSÁVEL POR AQUELE QUE CATIVASTES E SE TU ME CATIVOU, TAMBÉM É RESPONSÁVEL POR MIM.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário