Páginas

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Quem não reza vira bicho

Por Diácono Carlinhos

Este foi um dos temas abordados pelo pregador do Retiro do Clero, aqui em Vale Vêneto , Dom Paulo de Conto: “quem não reza vira bicho”.

Ele falava, não de um rezar por rezar, uma oração elaborada, dita da boca para fora, mas de uma oração que vem do coração. Uma oração que mesmo rezada sozinho fisicamente, estamos na presença de todos, pela união que há no coração, isso é a verdadeira comunhão que existe entre os irmãos.

A verdadeira oração deve nos causar “inquietação”, pois deve levar a reflexão se eu estou em paz comigo mesmo, se eu estou em paz com meus familiares, se eu estou em paz com meus amigos, se eu estou em paz com os meus irmãos, pois só se eu estiver em paz com todos eles, eu realmente estou em Deus.

O pregador nos assegurava que não devemos rezar “PARA e PELOS OUTROS”, mas sim que devemos rezar “COM OS OUTROS”, que isso é possível na cozinha, no banheiro, no trabalho, na sala de aula, DESDE QUE EU ESTEJA EM PERFEITA COMUNHÃO COM TODOS.

Aquele que não reza COM OS OUTROS, reza sozinho ou não reza e se não reza vira bicho. Por isso devo evitar a SOLIDÃO, uma das primeiras providencias adotadas pelo demônio é me convencer de que devo ficar sozinho. Que se não estou bem, devo buscar o isolamento, a solidão. O demônio me diz que eu não preciso dos outros, portanto, solidão passa ser sinônimo de doença, sofrimento e ausência de comunhão.

Não deixe o demônio vencê-lo, DIGA NÃO A SOLIDÃO, saia do seu quarto, saia da escuridão, procure gente, procure amigos, vá ao encontro de Deus que está sofrendo, no doente, no preso, na criança abandonada...

Não basta ir ao templo, cristão morno não existe, é preciso ir a Igreja e para ir a Igreja eu devo estar em COMUNHÃO com todos, senão sequer devo COMUNGAR. Disse Jesus: “ deixa ai a tua oferta, vai lá e te reconcilia com o teu irmão” daí sim, depois dessa atitude de reconciliação, de perdão e de perfeita comunhão com Deus e meus irmãos devo comungar.

Quem não reza vira bicho!

Não um rezar por rezar, mas um orar com ação, uma oração de ir ao encontro de Deus, através do outro, isso é sinal de CONVERSÃO.

Agora falo de mim. Não das palavras do pregador, mas da falta que faz a oração. Recentemente vivi dias de angustia espiritual, busquei a “solidão”, o “isolamento”, senti “o medo de perder”, busquei me afastar, mas tenho a mais absoluta certeza de que isso só me fez mais mal. Graças a Deus perto de mim havia pessoas que não me abandonaram, perto de mim havia anjos e sirineus.

Devemos ter muita cautela, para realmente termos consciência de que estamos doentes, SOLIDÃO e ISOLAMENTO, são sinais claros desse quadro. As vezes sentimos dores no peito, ficamos zangados com Deus, zangados com todos a nossa volta, zangados com os amigos e familiares, zangados com o mundo... porém, nesse momento somos convidados a vermos o quanto nós somos vulneráveis e vemos na vida da gente o quanto precisamos dos outros.

Quanto mais nos isolamos, mais para dentro de nós nos entramos, quanto mais avançamos dentro da escuridão, mais difícil fica de sairmos e mais fácil é do mal nos dominar.

Quem não reza vira bicho! Então vamos rezar, mas fazer da reza uma oração, uma prática de partilha e de verdadeira comunhão.

Bem aventurados os que contemplam a obra de Deus. Diga mais: “Eu ti amo”; “Eu me importo contigo”; “Nunca vou te abandonar, mesmo que me peças, porque tu estás dentro do meu coração e de lá eu não posso te tirar”; “Ta certo! Eu fico quieto, mas não fica sozinho, deixa eu ficar contigo aqui do teu lado”; “Me dá a tua mão”; “Tu és muito importante para mim”; “Vamos caminhar? Tomar um sorvete?”...

Assim, fazendo tudo isso eu posso ir tranquilamente para a fila da comunhão, pois assim como propôs Nossa Senhora: “EU FIZ TUDO O QUE ELE ME PEDIU!” e não esqueçam, quem não reza vira bicho, mas não rezar por rezar, mas sim fazer da reza uma oração, pelo perdão, pelo acolhimento, pelo carinho, pelo amor... pense nisso!

Um comentário:

  1. gostei da materia

    fiz uma cançao sobre isso.
    um abraço fique com Deus!
    entre nesse link e veja a canção
    http://www.youtube.com/watch?v=OigmIvcfjvQ

    ResponderExcluir