quinta-feira, 19 de agosto de 2010

TU ME CATIVOU! “E TU ÉS ETERNAMENTE RESPONSÁVEL POR AQUILO QUE CATIVAS”

Texto enviado pelo Tio Carlinhos, por e-mail, aos jovens do CLJ


A cada Serenata, na quarta-feira, depois de nossas meditações na Capela doSantíssimo Sacramento eu fico mais convencido dessa verdade que é a síntese da obra: O Pequeno Príncipe (“Tu éste eternamente responsável por aquilo que cativas”), uma obra que fala sobre a construção das relações que não são aquelas que comumente vivenciamos no mundo de hoje, num mundo onde o “ter” supera o “ser”. Mas ali, naquele pequeno refugio, aos pés e mãos do Cristo (nosso Senhor da Galiléia) conseguimos desvelar nossos corações e mostrarmos quem realmente nós somos.

Somos gente: gente que sorri, gente que canta, gente que sofre... gente que chora, mas principalmente gente que ama. Somos gente que ama a vida, ama a família, ama o outro e isso é muito bom... Por toda essa conclusão, hoje como nos demais dias sai daí muito, mas muito feliz... Por isso estou aqui escrevendo para deixar registrado isso... TU ME CATIVOU!

Confesso que hoje (18/08), voltei ansioso para casa, na expectativa de escrever-lhes este texto. Até por uma obrigação moral depois de tudo o que vocês me ensinaram. Vocês me cativaram e “tu és eternamente responsável por aquilo que cativas”, eu estou falando de mim, mas certamente também estou falando de vocês e das pessoas que participam conosco nestes momentos, porque pelo que senti “um cativou o outro”.

Hoje também aprendi que é incrível o quanto a gente é capaz de se distrair com detalhes (contas, compras, consumo, relações fúteis e meramente sociais ou funcionais), deixando que o mais importante se perca. Nós somos milionários e não nos damos conta disso. Hoje vocês me mostraram o quanto eu sou rico. Antecipadamente, muito obrigado por me mostrarem que sou milionário.

Caríssimos, vocês me cativaram e se essa é uma máxima - “Tu és eternamente responsável por aquilo que cativas”, portanto, agora vocês são responsáveis por mim e eu por vocês, pois somos responsáveis por aqueles com quem criamos laços, aqueles que cativamos.

Mas por quê tudo isso? Porque o nosso coração, quando cultivado, fica mais sensível a tudo o que vem da pessoa que nos cativou. Porque o que tu diz passa a ter um significado diferente, porque o que tu faz (certo ou errado) passa a ter outro sentido na nossa vida, somos responsáveis um pelo outro.

Vejam bem, o carinho, as críticas, as vontades, as presenças, as alegrias, as tristezas, as escolhas, as atenções, tudo isso passa a ser muito mais importante e a ter outro significao. Por isso que eu digo: “TU É MUITO IMPORTANTE PARA MIM!”

Nós vivemos numa sociedade que não têm mais tempo de conhecer coisa alguma. Compram tudo prontinho nas lojas ou às vezes, sequer querem sair dos seus redutos... mandam o “motoboy” trazer... assim, sequer se dão ao trabalho de saírem na rua, com isso não encontram pessoas, não conversam, se isolam e vivem numa ilha cercada de gente onde ninguém se conhece. Não temos mais tempo de conhecer coisa alguma, sequer queremos conhecer outras pessoas, não são gente, são indivíduos, não gosto deles, pensam diferente de mim.

Não dá para conceber isso, esse tipo de relação não serve... as pessoas ficam frias, viram objetos, passam a cultivar e idolatrar o ter, poder e prazer.

Caríssimos jovens, vocês serão os lideres do futuro... Tenho certeza que vocês poderão mudar o mundo, assim como mudaram minha vida. Vocês melhor do que ninguém, sabem o rumo a seguir... “o Cristo é nosso ideal.”

Vocês são gente, diferente dos indivíduos, pois esses, não tem tempo de ir ao aniversário do amigo, os indivíduos não têm tempo de pedir desculpa, perderam o sentido da vida, e a vida passa a não ter sentido algum, não sabem mais sorrir, não sabem chorar, não sabem abraçar... Ah, os indivíduos... pena que no mundo tenha tantos indivíduos e tão pouca gente que nem vocês.

Juntos redescobrimos o sentido da amizade, do quanto eu posso contar contigo e o quanto tu podes contar comigo ou seja, vivemos uma presença real na vida do outro. Sabe, eu descobri que é muito bom sonhar: mas viver os sonhos é melhor ainda.

Tenho certeza de que nada em minha vida substitui a presença de vocês (TU É MUITO IMPORTANTE PARA MIM!), sim, precisamos do toque, do beijo, do abraço, do contato, porque quantas vezes temos corpos ao nosso lado e pessoas distantes, e quantas vezes temos corpos distantes e pessoas ao nosso lado?

TU ME CATIVOU! Sei que foi Deus quem quis, portanto, que as escolhas não dependeram somente de mim, por isso quero viver intensamente este momento e o contexto da vida de cada um de vocês. Tenho consciência de que vocês são jovens e que algumas vezes, os caminhos os levarão para longe de mim, mas o fato de poder dizer: TU É IMPORTANTE PARA MIM me tranquiliza, porque não vai ficar na saudade ou apenas no desejo de que deveria ter dito, mas saibam que mesmo distantes, estaremos perto, na comunhão, na amizade, na união e um carregando o outro dentro do coração.

Concluo dizendo: TU ME CATIVOU! E Tu és eternamente responsável por aquilo que cativas, sendo muito importante pra mim

TI AMO!

Shalom!

2 comentários:

  1. É bem como o Tio Carlinhos diz; é mto bom ir mas missas de quarta-feira, depois tem a serenata. A cada serenata a gente aprendi algo novo, que levamos para vida da gente; é mto bom ir lá sabendo que podemos contar com todos que estão lá..Choramos, rimos, brincamos, cantamos, rezamos e discutimos sobre a leitura do dia.. Mts vezes tiramos o peso das costas, deixamos os nossos " elefantes " lá.
    Eu nunca vou me cansar de dizer: (O QUANTO VOCÊS SÃO IMPORTANTES PARA MIM)!!! Shalom ♥

    ResponderExcluir
  2. Manu! Dos belos olhos pretos... é muito bom ler teu comentário... ajuda-nos a perseverar, mas também nos obriga a sermos mais zelosos e cuidadosos com o que dizemos e escrevemos... que o Bom Deus continue te abençoando e te protegendo, tu é muito importante para mim!
    Shalom!!!!

    ResponderExcluir