segunda-feira, 16 de agosto de 2010

SUPERAÇÃO!

Por Diácono Carlinhos


Esta semana, depois de muitas reflexões sobre a minha saúde física, psíquica e espiritual, observei que todos nós já passamos por momentos muito dolorosos em nossa vida, momentos que talvez tenham abalado nossas crenças, nossa lógica, nossa biologia, nossa fé, talvez até momentos em que tenhamos nos sentido extremamente culpados do que fizemos ou do que pensamos fazer.

Porém, vamos observar, nós continuamos. Apesar das dores, apesar do peso que recaiu sobre nossos ombros, apesar dos desapontamentos, apesar dos nossos suspiros, das nossas dores nos peito, da lágrima derramada, demos um passo depois do outro. E estamos aqui agora, superamos... Mas para isso foi preciso querer.

Talvez tu até acredites que não devesses estar aqui, de que não és digno, etc, mas observe, é a direção que conta. Se estivermos na direção certa, simplesmente devemos continuar em frente, por maiores que sejam as tempestades, por mais pesado que seja o fardo, por mais apertado que esteja o nosso coração, tenha a mais absoluta certeza, o sol voltará a brilhar e o oásis surgirá. Portanto, sigam em frente, não desistam, Deus está conosco, vamos superar.

Se acreditar que está no caminho errado, simplesmente mude a direção do seu próximo passo e já o terá corrigido. Não sofra em vão, não se recrimine não se castigue. Todos nós erramos e acertamos. Diga! Quero mudar, não sou assim, e pronto. Sim, apenas um passo em outra direção e tu terás ajustado seu curso de vida. Ainda assim, mesmo indo para a direção certa, haverá momentos dolorosos. Neste caso, não importa o que ocorra, lembre-se de se concentrar no presente, olhe para o lado e veja quanta gente caminha contigo (observe quantas pessoas nos dizem: VOCÊ É IMPORTANTE PRA MIM!)... Não os desaponte, estenda a mão, peça a ajuda necessária e segue teu caminhar junto deles, isso é superação.

Eu aprendi que soluções não costumam aparecer enquanto o desespero estiver com a gente. Por isso, esqueçamos o sentimento de culpa pelos erros passados e nem sequer vamos pensar no que o futuro nos reserva, porque quando o desespero nos cerca, qualquer tentativa de análise do futuro estará contaminada pelo pessimismo, pela cegueira e pela depressão.

E, como neste caso, seremos levados a acreditar em um futuro distorcido, falso e ainda mais "pesado" para carregar, é melhor olhar somente para o aqui e o agora, para que não sejamos enganados pelo desespero.

Vamos juntos superar qualquer ressentimento, só por hoje, vamos respirar fundo e fazer algo positivo e diferente, superação é a palavra chave para esta semana.

Vamos lembrando o que São Paulo disse na Carta aos Filipenses 3,12-16:

“Reconheço que não alcancei o conhecimento pleno de Cristo, a perfeição como salvo. Mas isso não me desanima. Pelo contrário, me esforço para caminhar nesse sentido, deixo de lado as coisas passadas e avanço na minha vida cristã”.

Ora, é obvio que ele considerava o passado para tomar atitudes (seus erros, acertos, etc.) Mas vejam o que ele nos assegura: não permitamos que fantasmas de pecados passados venham nos assombrar. Eles já estão perdoados em Cristo.

É claro que alguns deixam sequelas permanentes, mas não temos porque nos abalar com isso... Isso já está superado!

Caríssimos, não vamos deixar que fracassos do passado nos roubem o ânimo de prosseguir. Observe que projetos que não deram certo há alguns anos, podem dar hoje. Imite o Apostolo, observe a enorme disposição de Paulo para AVANÇAR, IR PARA FRENTE: que a maneira de resolver desafios e problemas não era se esquivando, mas avançando para eles, superando-os.

Alguns problemas se resolvem com o tempo, mas são poucos. A grande maioria apenas piora com o tempo! Não adianta esconde-los no armário, eles precisam ser enfrentados, precisam ser superados.

Precisamos aprender a tomarmos a decisão satisfatória, entre tantas possibilidades de escolha, atentando para o que é realmente certo, ético e que me aproxima do Plano de Deus. Precisamos, principalmente sair do plano das ideias e começarmos a agir (querer).

Superação, também é me colocar contrário aos planos e propostas do mundo (mundano) e desfrutar da alegria das coisas mais simples e viver o aqui e agora, observando as pessoas que me amam, me realizam e que realmente me fazem felizes.

Superação é ter determinação, essencial para conquista de nossos sonhos é cuidar com dedicação do que é realmente essencial e importante para nós.

Pense nisso! Faça desta semana, a semana mais feliz de sua vida... supere-se!

Tenha fé em Deus e a certeza de ele estará contigo todos os dias...

No hospital os jovens do CLJ cantam esta canção... (faça disso uma filosofia de vida):

Sorria, Sorria, que um

Lindo dia amanheceu,

A noite, tão fria

Que havia, desapareceu.

Abra a janela do seu coração

E deixe a luz do sol entrar

Pois desta vez toda escuridão

Se foi pra nunca mais voltar...

Sorria, Sorria, que um

Lindo dia amanheceu,

A noite, tão fria

Que havia, desapareceu.


SHALOM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário