Páginas

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Superação do Sofrimento

Mensagem enviado pelo Diácono Carlinhos aos Jovens do CLJ de Cachoeira do Sul


“Vinde a mim todos que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.” (Mt 11, 28-30)

Veja bem! O convite é para todos, indistintamente, sim o convite é para mim, é para você, na verdade ele é principalmente para aquele que está cansado, sobrecarregado, para quem está infeliz e sofrendo. Agora, observe que a expressão é “VINDE A MIM!”, ou seja, existe uma parte que depende da gente: o querer – o aderir – o aceitar – o ir...

Nós recebemos o convite que é “vinde a mim” e, para nós irmos até Ele, precisamos querer, temos que tomar a iniciativa, abrir o nosso coração (Eis que estou à porta e bato. Se abrirdes entrarei e cearei contigo!).

De nada adianta apenas culparmos Deus de nossa angustia, pelo nosso sofrimento, Ele está ali, nos dizendo... “vinde a mim”... Ele aguarda pela tua decisão quando então tornará o teu jugo suave e o fardo leve... lembra da música: “abre bem a porta do teu coração... e deixa a luz do Céu entrar...”

Se você está sofrendo, com ansiedade, irritado, inquieto, infeliz, com dúvidas...

Quer acabar com isso? Deus te dá a resposta e o remédio. Abra o seu coração, mude a direção, basta um passo para o lado, estenda a mão, pegue na mão de quem está perto, daquele que caminha contigo, abandone o sofrimento e venha a Ele... (enquanto isso não ocorrer, a incerteza, a dúvida, a tristeza, será nossa companheira).

Reafirmo, depende de você... o querer... TOME ESSA DECISÃO. DÊ UM BASTA AO SOFRIMENTO, DIGA CHEGA, AGORA VOU SER VERDADEIRAMENTE FELIZ EM CRISTO - repito, basta abrir a porta do seu coração. A não ser que esteja gostando do sofrimento, da infelicidade, da tristeza... Liberte-se de toda tua angústia, toda tua dor, tudo aquilo que dói no teu peito... tira os espinhos, cura as feridas, expulsa teus monstros... Observe que o caminhar sozinho é difícil, é dolorido, é cansativo... há muitas pessoas vivendo de "solidão" no meio de um monte de gente (olhem numa boate por exemplo... será que estáo felizes ou estão alegres?)

Resista à tentação... O diabo é competente e vai fazer tudo que puder para lhe afastar de Deus, vai lhe deixar desestimulado, sem vontade, vai tentar lhe fazer cansado, vai lhe tirar o desejo e o gosto pelas coisas da Igreja...

RESISTA! DIGA NÃO AO DIABO E SIM A DEUS... Crie ânimo, não desista de seus sonhos, de seus projetos e aspirações... Tenha força de vontade, supere a canseira, supere a dor,... Sorria e seja feliz! Diga basta ao diabo e as suas tentações... crie ânimo e seja feliz... DIGA SIM A DEUS!

Comece o dia hoje dizendo... vou fazer exatamente tudo o que Deus me pediu... supere a canseira, os medos, o desânimo... Deus lhe dará a força e o suporte necessário... DIGA! DEUS EU CONFIO EM TI! E VAI...

Sim! É tão simples... BASTA IR A ELE... Ele nos diz: "Sou manso e humilde de coração." Se observamos as Escrituras Sagradas e a história de Jesus, sua vida e sua obra vamos querer experimentar a sua brandura e a sua mansidão... Não conseguimos tirar da cabeça aquilo que está no coração, portanto, quer se livrar de alguma coisa, comece por retirá-la do coração. Se você está sofrendo é porque ainda não aderiu completamente, ainda há alguma coisa para retirar do coração... retire, e seja feliz... (isso faça aquele gesto que vocês jovens gostam de fazer... levantem-se e digam... huuuu ruuuuu.... e vão ao encontro de Deus... dêem um basta).

Se quiser parar de sofrer, basta dar um sim ao projeto de Deus e aderir incondicionalmente a sua proposta... não pela metade... mas por completo, começando pela nossa total libertação, livrando-se de tudo aquilo que por um tempo nos perturbou... Dê um basta... diga, chega de sofrimento. Mas notem bem, isso é para aqueles que querem parar de sofrer, isso não depende de mim... e sim de você... ou seja, é quando eu tomo a decisão de que aquilo não me serve mais, que devo me livrar, me libertar completamente de tudo aquilo que me perturba, não adianta guardar no armário, esconder num canto escuro... quero ter paz, quero dar paz a minha família, aos meus amigos, as pessoas que me amam.

Por causa do fardo, nossa alma fica cansada e nossas condutas fixadas em obstinação têm resistência, ficamos com medo de falar, com angustia, com receio, com vergonha de abrirmos os nossos sentimentos, etc., enfim, tudo aquilo não deixa o nosso coração em paz, tudo aquilo nos deixa intranquilos e sem liberdade... Não tenha medo, vergonha, pudor, receio... vamos entregar tudo isso para Deus... vamos rezar junto ao Santíssimo... ele acalma o mar, ele acalma todo o turbilhão de coisas que nos perturbam.

Observe que ao resistir em sua libertação, sua luta passa ser contra Deus e nossa obra passa agradar a vontade do diabo,tudo isso põe um tremendo fardo sobre o coração, à vida e a alma. Ficamos pesadamente carregados, temos raiva, ódio, ira, surtos, desejos horríveis e vivermos sob esta lida e carga que é tentar viver sob nossa própria vontade e governo. Isso nos afeta, prejudica nossa família que também vive triste e passa sofrer conosco, influi nas nossas relações de amizades, enfim todos aqueles que nos são caros são afetados pela minha decisão. Começa todo mundo que nos ama a sofrer junto com a gente. Jesus Cristo nos convida a sair debaixo desse fardo! Faça uma reflexão... essas pessoas merecem tudo isso? Então diga SIM e vá ao encontro de Deus (Vinde a Mim!).

A inquietação e a indecisão psicológica e espiritual é uma das grandes características do mundo moderno. Percebemos as vezes que estamos com tanta pressa que não sabemos mais onde estamos. Não sabemos para onde estamos indo. Nos sentimos perdidos no meio de tudo isso. Observe que não basta cantar o hino do CLJ, mas principalmente vivê-lo: “Unidos estamos aqui, unidos queremos ficar... Seguiremos sempre em frente pela vida a cantar Semeando o bem, alegria e paz em cada coração. É bela vida que se dá... E um mundo novo faz surgir ... Deus quis do homem precisar... Pro Seu reino de amor construir... Sabemos o rumo a seguir, o Cristo que é nosso ideal...” façam disso uma filosofia de vida e sejam felizes.

Não esqueçam que o fracasso, o desapontamento e a negligência estão de olho em nós, só para nos apontar os aspectos negativos, um mundo cruel que a cada dia nos faz uma oferta de um pseudo mundo legal, cheio de prazeres... Observe que são ofertas do mundo mundano... que não traz felicidades, pelo contrário, olhem o sofrimento de quanta gente (faça uma análise das pessoas te cercam com estes convites, se são verdadeiramente felizes, se a família delas está feliz, se possuem verdadeiros amigos...).

CUIDADO! As vezes confundimos momentos de "alegria" com "felicidade"... nao troque sua felicidade por momentos "alegres"... o preço é muito alto...

Às vezes parece difícil admitir que o descanso esteja somente em Cristo: descanso de consciência; descanso de esperança; descanso de conforto e paz; em contraste com a agitada natureza do pecado (sexo, homossexualismo, droga, promiscuidade, prostituição,...) - Repito, temos que acreditar n’Ele e tomar a decisão pessoal de vir a Ele com obediência.

Finalmente, ele disse: "Meu jugo é suave, e o meu fardo é leve". Isto não significa que nenhum esforço seja exigido. Isto não significa que tudo sobre ser um cristão é suave e sem sofrimento, também, porque Ele nos diz: “pega a tua cruz e me segue”. Essa semana eu vi uma comunidade no ORKUT que diz: “Vida de CLJ é difícil – Mas é maravilhoso porque servir a Deus é muito bom... Cristo não prometeu facilidade e sim felicidade!” – Creio que se um jovem do CLJ entendeu isso, compreendeu e sintetizou tudo que escrevi sobre superação do sofrimento.

Então, se você não quer mais o sofrimento, supere-o, vamos fazer um momento de capela, vamos conversar com o Cristo (Vinde a Mim!). Se necessitarem conversar ou se apenas precisarem de um momento de oração silenciosa, me procurem, do fundo do coraçao vou respeitar o desejo de vocês (seja oração ou de conversa).

Só há uma maneira de você ser feliz!

Faça aquilo que agrada a Deus. Faça uma meditação, lembre de todas as palestras e depoimentos que vocês ouviram no retiro. Aceite Cristo de todo o teu coração e não tenha medo de ser verdadeiramente feliz (só nos pés e mãos do Cristo da Galiléia há felicidade constante)... Porque fora d’Ele não há felicidade... Pode haver outros sentimentos, como momentos "alegres"... Felicidade não!

Pense nisso! Tu és muito importante para mim, e tu és eternamente responsável por aquele que cativas.

Shalom!

2 comentários:

  1. Gosto dos textos do Tio Carlinhos porque nota-se em suas palavras muita oração e espiritualidade.

    ResponderExcluir
  2. Caríssima! Realmente tudo é escrito com muita emoção... coloco em tudo o meu coração... normalmente a escrita ocorre depois de muita reflexão... que bom que tu gostas, tua opinião é muito importante para mim... um beijo no teu coração! Shalom!!!

    ResponderExcluir