Páginas

terça-feira, 12 de julho de 2011

MEDITAÇÃO: PARA ONDE IRÁ MEU CORPO FÍSICO?


CARTA DE SÃO PAULO AOS CORINTIOS 6, 12-20

12 ¶ Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma. 13 Os alimentos são para o estômago e o estômago para os alimentos; Deus, porém, aniquilará tanto um como os outros. Mas o corpo não é para a prostituição, senão para o Senhor, e o Senhor para o corpo. 14 Ora, Deus, que também ressuscitou o Senhor, nos ressuscitará a nós pelo seu poder. 15 Não sabeis vós que os vossos corpos são membros de Cristo? Tomarei, pois, os membros de Cristo, e fá-los-ei membros de uma meretriz? Não, por certo. 16 Ou não sabeis que o que se ajunta com a meretriz, faz-se um corpo com ela? Porque serão, disse, dois numa só carne. 17 Mas o que se ajunta com o Senhor é um mesmo espírito. 18 Fugi da prostituição. Todo o pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo. 19 OU NÃO SABEIS QUE O VOSSO CORPO É O TEMPLO DO ESPÍRITO SANTO, QUE HABITA EM VÓS, PROVENIENTE DE DEUS, E QUE NÃO SOIS DE VÓS MESMOS? 20 Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.

MEDITAÇÃO

Esta carta de Paulo foi escrita à igreja que estava sediada na cidade de Corinto, na antiga Grécia. Corinto era uma cidade moralmente corrupta. As pessoas eram devassas e praticava-se todo tipo de pecado naquela cidade.

Havia uma grande influência do mundo mundano naquela comunidade. A igreja estava crescendo, mas havia muitos problemas. Havia pessoas que frequentavam a igreja e permaneciam nos seus pecados, porque ainda não tinham entendimento do significado de uma verdadeira vida cristã, que exige santidade e separação do mundo.

Imaginem uma igreja em que pessoas que se diziam crentes, mas eram adeptos das práticas homossexuais, lesbianismo, adultérios, roubos, corrupção, beberagens, maldiziam aos outros, promíscuos em suas palavras e atos.

Paulo chega a chamar a atenção para este fato, alertando em I Cor. 6,10 “Não se enganem: nem os imorais, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os assaltantes herdarão o Reino de Deus”.

REFLEXÃO

Nesse sentido temos a pergunta:
Segundo o Catecismo da Doutrina Católica (CDC), PORQUE PRECISO CUIDAR DO MEU CORPO, ELE RESSUSCITARÁ UM DIA?

Sim, nosso corpo ressuscitará no dia do juízo universal.

Outra, SEGUNDO O CDC, PARA ONDE IRÁ ENTÃO NOSSO CORPO?

Se nosso corpo foi companheiro da alma na prática do bem e da virtude, irá com ela para o céu.

Se, pelo contrário, foi companheiro da alma na prática do pecado e das más obras, irá com ela para o inferno.

Mas como detectar se algo que estou praticando é pecaminoso?

Para isso existem regras básicas (há outras), mas essas são fundamentais:

1° Se todo mundo fizesse isso o mundo seria melhor?

2° Eu posso pedir para que Deus abençoe isso que estou fazendo ou praticando?

3° Eu posso dar esse testemunho a todo mundo?

4º. Preciso de alguma mentira para fazer isso?

5º. Com isso realizo aquilo que Cristo me orienta ou me pede nas Escrituras?

Cuidado! Caso não tenha certeza do que se está fazendo agrada a Deus, lembre-se do que ensina São Paulo:

“Mas aquele que tem dúvidas, se come está condenado, porque o que faz não provém da fé; e tudo o que não provém da fé é pecado.” (Romanos 14, 23) – portanto não faça, pois o fruto dessa semente será colhido...

Como dizem os poetas:

“Guardo o meu amor por dentro. É precioso. Pensar nele faz com que eu tenha vontade de cuidar de mim mesmo – então é bom. Guardando, guardando, feito jóia. Isso me faz diferente. Precioso, delicado... assim, cuide muito bem de você mesmo... do seu corpo, do seu coração e da sua alma.” - Caio Abreu

"O vinho não embriaga tanto ao homem como o primeiro movimento da ira, pois ele cega o entendimento sem deixar luz para a razão. Depois vem a tristeza pela decisão tomado no forte da emoção... magoamos pessoas, machucamos amigos, entristecemos parentes e ferimos o nosso coração...
Quando nos damos conta disso é hora de recomeçar tudo de novo, assim como Cristo no amor nos ensinou: amando, perdoando, reconstruindo relações, frequentando lugares, ficando perto de Deus..." Mateo
 
"Há muitas pessoas vivendo numa prisão imaginária, são os prisioneiros de suas próprias mentes, ali jogados pelas limitações impostas a si mesmas, aceitando a pobreza e a derrota.
Se mutilando na infelicidade... se rebaixando com a promiscuidade... se depreciando na futilidade... é um grito de socorro para quem nao pode socorrê-los pois estão atolados no mesmo lamaçal...
Ao invés de crescerem com a sua capacidade intelectual... usarem sua inteligência para vencerem o mal... sua fé para suportar a carga da cruz... sua capacidade física para ajudar quem precisa... suas vistas a lerem para aqueles que não enxergam ou não puderam aprender a reconhecer um sinal... optam pela escuridao ao invés da luz... afastam-se do bom caminho pelas feridas que fazem elas próprias no seu coração...
Agora, a decisão é só sua... DECIDA E SAIA HOJE MESMO DA SUA PRISÃO! " Carnegie

TU ESTÁS FELIZ? EM CASO NEGATIVO O QUE ESTÁ TE FALTANDO PARA SER PLENAMENTE FELIZ?

• TU ESTÁS EM PAZ CONTIGO, COM TEUS IRMÃOS E COM DEUS? (PERDOOU? FOI PERDOADO?...)

• TODAS TUAS AÇÕES AGRADAM A TI MESMO E A DEUS?

♪♪♪Hoje eu quero voltar aos teus braços e encontrar o abraço que eu deixei pra trás. Hoje eu quero voltar aos teus braços e encontrar o abraço que eu deixei pra trás. ♪♪♪

SHALOM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário