terça-feira, 26 de outubro de 2010

A missão da Juventude

Neste ano, o Dia Nacional da Juventude, como me referi acima, comemora a sua vigésima quinta edição com o tema: “Juventude: muita reza, muita luta, muita festa, em marcha contra a violência”. Neste contexto jubilar, queremos louvar e agradecer a Deus por tantos quantos jovens se empenham pelo anúncio do Evangelho. Que o rosto jovem e bonito da Igreja, pelos grupos de jovens, seja cada vez mais motivado para sua atuação, formando vidas que são doadas para a construção do Reino de Deus, na construção de ações concretas em prol da defesa dos direitos da juventude, levando os jovens a serem verdadeiros discípulos-missionários de Jesus Cristo. Jovem que reza, jovem que trabalha, jovem que marcha sempre em favor do Evangelho da Vida. O Papa Bento XVI, na audiência para o Regional Leste 1, ao recordar esse rosto, nos chamou a um trabalho ainda mais eficaz com a Juventude.

O jovem é convidado por Jesus, assim como todo cristão, a ser discípulo. O convite é pessoal: Vem e segue-me (Lc 18,22). E quem se torna discípulo de Jesus transforma-se em portador de sua mensagem, ou seja, em missionário de seu amor. O encontro com Jesus não é algo abstrato. É necessário mostrar aos jovens os lugares e os momentos concretos nos quais é possível encontrá-Lo, como a Sagrada Escritura, a Liturgia, e, sobretudo, a Eucaristia; a comunidade reunida em seu nome, os irmãos e irmãs, especialmente os mais necessitados, nos quais Jesus Cristo está misteriosamente presente.

Por isso, no âmbito de nossa Arquidiocese, quero convidar todos os jovens a se entusiasmarem e enamorarem de Jesus Cristo, alimentados pelo Evangelho e, tendo como conseqüência, a ação apostólica buscando proclamar Jesus através da vida empenhada pelo Reino de Deus.

Que a juventude seja a aurora e a esperança de uma Igreja que é jovem, porque Jesus é jovem e coloca o seu vigor em favor de nossas vidas e da animação de nosso empenho missionário! Jesus, sempre jovem, nos chama e convoca para segui-Lo e testemunhá-Lo. Jovem, vinde e vede!

Trecho do texto Os Jovens e Cristo, de Dom Orani João Tempesta.

Jovens do CLJ, durante o final de semana que passou, vivemos o tema da Campanha da Juventude desse ano. Primeiramente, atendemos ao chamado de Cristo, e o seguimos. Nossa viagem até às Missões foi em razão do sim que demos a Ele e da vontade de buscar mais e mais conhecimento sobre a nossa fé.

Durante a viagem, "a estrada que era longa até parece breve", pois rezamos, fizemos festa e louvamos a Deus com a alegria do jovem cristão. Como muitos disseram, uma viagem de estudos que nem dava prazer, e por causa disso o aprendizado foi maior ainda. Aprendemos muito sobre a origem do cristianismo no nosso estado, sobre os mártires que deram a vida por sua fé, mas também aprendemos muito um com o outro. Conhecemos um pouco mais aquela pessoa que vemos todos os sábados, mas que no máximo damos um "oi".

Completamos nosso compromisso de jovem cristão durante essa viagem, ao Mostrar a todos o Rosto do Senhor. Sem medo ou vergonha, cantamos, dançamos, nos divertimos nas rodas de folcore, nas brincadeiras, nos estudos e nas orações. Dessa maneira, sempre unidos, vivemos a nossa fé. Dessa maneira, cumprimos a nossa missão (lembram-se do que gritamos no curso): EVANGELIZAR.

Por Felipe Drews

Nenhum comentário:

Postar um comentário