quarta-feira, 8 de maio de 2013

Curso de Biossegurança


Hoje dia 08/05 ocorreu no HCB - hospital de caridade e beneficência - o curso de biossegurança, com a presença de especialistas na áreas e da psicóloga Camila, o curso abordou a seguranças do grupo de voluntariado do HCB, como o CLJ tem o projeto sorriso grátis, comparecemos. 

Foi uma conversa bem dinâmica e expansiva, no primeiro momento aprendemos que devemos higienizar nossas mãos em todas as circunstâncias, seja lavar ou até passar o álcool gel. Após passamos a parte de infecções, doenças de possível transmissão no ambiente hospitalar, algumas doenças como: Gripe A (vírus H1N1), Hepatite B e C, Tuberculose, Conjuntivite e Tétano foram debatidas e exemplificadas para um maior entendimento do voluntariado, aprendemos sobre cada uma das doenças. forma de transmissão, contagio, e também aprendemos que o melhor é a  prevenção, pois em varias doenças como o vírus da H1N1, que ainda hoje não existe cura.
Aprendemos o cuidado que temos que ter um quartos isolados ou em quarentena, temos que prestar a atenção com as placas nas portas e com possíveis contatos com secreção de pessoas infectadas.

Logo após o  responsável pelo lixo hospitalar do hospital de cachoeira do sul,  nos explicou  os cuidados com as lixeiras, e com as cores de sacos plásticos que contem lixo, segundo ele o saco de cor azul é o lixo reciclável  que vai ter um destino "correto", de acordo com ele este lixo é destinado empresas que trabalham com este tipo de material na nossa cidade, o saco preto contém lixo comum com guardanapos de papel, e outras coisas que não podem ser recicladas, e que podem ir para um aterro sanitário comum, o saco de lixo branco contém lixo hospitalar, e por isso é o mais perigoso não devemos chegar muito perto e nem juntar ou agarrar algo do tipo.

Vale lembrar o pessoal que não se vacinou, que deve fazer isso o mais breve possível! SHALOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário