segunda-feira, 27 de maio de 2013

CLJ e Sorriso Grátis, no Jornal O Correio


A manchete desda segunda-feira (27/05) do Jornal O Correio, foi sobre o Projeto Sorriso Grátis e o CLJ, a reportagem contou com uma boa explicação sobre o movimento e sobre o projeto, abaixo a reportagem completa:

"Uma das atividades dos jovens do Curso de Liderança Juvenil (CLJ) é animar a vida dos hospitalizados com a musica através do Projeto Sorriso Grátis, que em junho completa três anos de ações ininterruptas no Hospital de Caridade (HCB) e um ano na Associação dos Pais e Amigos Excepcionais (Apae). O Projeto também atente a convites de escola, creches, asilos, entre outros.

A diocese de Cachoeira do Sul já atrai mais de 150 jovens ao CLJ Momento. Sua atuação na cidade e na região visa a mudança de mentalidade e de atitude com o foco na juventude e buscando isso através dos ensinamentos de Jesus Cristo, “Procuramos formar lideres não apenas para a igreja, mas principalmente para o mundo sem serem mundanos”, salienta o diretor espiritual do movimento, diácono Carlinhos. 


Com base na teologia da Igreja Católica Apostólica Romana, o CLJ é um movimento que abrange diferentes ações e atividades, atingindo o aspecto espiritual. O movimento se concentra no entro pessoal com Jesus Cristo e também nos estudos. O curso realiza semanalmente encontros voltados para o aprofundamento da fé da doutrina cristã, focado para a ação social. Além disso, as atividades do movimento também se consentram em atitudes que proporcionem a mudança no cenário onde o jovem se insere.

Religiosidade:  Segundo Carlinhos, na contramão da pós-modernidade, os jovens estão cada vez mais envolvidos na religiosidade, buscando a todo momento uma espiritualidade de que possibilite viver em uma sociedade desequilibrada, vivendo a espiritualidade de acordo com a sua juventude e a época em que estão inseridos. “Não se trata de jovens alienados pelo contrário. Eles estudam, lêem, debatem, refletem, questionam todos os problemas relacionados ao meio onde estão inseridos e á sociedade. Hoje em dia, temos uma juventude de que não aceita mais ser expectadora ou autor figurante e sim uma juventude que quer ser protagonista  da transformação social”, ressalta o diácono Carlinhos.

Cristo como figura central: Centrado na figura de Jesus Cristo, o CLJ assume um papel de importância dentro da própria ação da Igreja, sendo capaz de formar lideres cristãos e despertar vocações, que dedicam a vida a Deus a seus semelhantes.

E é pelo amor ao próximo, não aceitando ficar sentados e assistirem aos graves problemas sociais que afetam a comunidade como Aids, violência, aborto, pedofilia, drogas, promiscuidade e libertinagem, que os jovens criam e trabalham em programas e projetos sociais para combater esses problemas mas. “Também é realizado todo quarto sábado do mês, durante o turno da manhã na Rua 7 de Setembro o Projeto Abraço Grátis”, enfatiza o diácono Carlinhos. 

Os encontros de formações de lideres acontecem todos os sábados na Paroquia São José, as 14h, para quem não pertence ao movimento chamado Pré-CLJ, que é aberto para todos os jovens de qualquer dominação que tenham entre 14 e 18 anos de idade, e ás 16h para os jovens que já são do movimento chamado Pós-CLJ." (http://www.ocorreio.com.br/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário