Páginas

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Somos chamados a ser: PESCADORES DE HOMENS



“E Simão, que ainda não era chamado Pedro, deu a admirável resposta: Mestre, porque tu o dizes, lançarei as redes! E eis o conferimento da missão: “Não tenhas receio; de futuro, serás pescador de homens” (Lc 5, 1-11). Também hoje é dito à Igreja e aos sucessores dos apóstolos que se façam ao largo no mar da história e que lancem as redes, para conquistar os homens para o Evangelho para Deus, para Cristo, para a vida.
Para o peixe, criado para a água, é mortal ser tirado para fora do mar. Ele é privado do seu elemento vital para servir de alimento ao homem. Mas na missão do pescador de homens acontece o contrário. Nós homens vivemos alienados, nas águas salgadas do sofrimento e da morte; num mar de obscuridade sem luz. A rede do Evangelho tira-nos para fora das águas da morte e conduz-nos ao esplendor da luz de Deus, na verdadeira vida. É precisamente assim na missão de pescador de homens, no seguimento de Cristo, é necessário conduzir os homens para fora do mar salgado de todas as alienações rumo à terra da vida, rumo à luz de Deus. É precisamente assim: nós existimos para mostrar Deus aos homens. E só onde se vê Deus, começa verdadeiramente a vida. Só quando encontramos em Cristo o Deus vivo, conhecemos o que é a vida.
Nós somos o produto casual e sem sentido da evolução. Cada um de nós é o fruto de um pensamento de Deus. Cada um de nós é querido, cada um de nós é amado, cada um é necessário. Não há nada mais belo do que ser alcançados, surpreendidos pelo Evangelho, por Cristo. Não há nada de mais belo do que conhecê-Lo e comunicar com os outros a Sua amizade. A tarefa do pastor, do pescador de homens muitas vezes pode parecer cansativa. Mas é bela e grande, porque em definitiva é um serviço à alegria, à alegria de Deus que quer entrar no mundo.”

Trecho da Homilia Papa Bento XVI

Nós somos chamados a esta missão, e pescar homens significa colocar-se como instrumento de Deus. Mas para isso é necessário:
Andar com Jesus: Este foi o convite de Jesus: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens. Andar com Jesus significa segui-lo, obedecê-lo, aprender com Ele. Em Atos 4:13 temos o relato de que as autoridades judaicas reconheceram na intrepidez de Pedro e João, característica indubitável de que eles haviam andado com Jesus. Se você ainda não deu este primeiro passo, entregue-se a Jesus Cristo e se disponha a andar com Ele.
Amar como Jesus: O sentimento de Jesus para com os perdidos é realçado em Mateus 9:36: Vendo ele as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam aflitas e exaustas como ovelhas que não têm pastor. Quando o seu coração pulsar com o amor que Jesus sente pelos pedidos, então você se disporá a busca-los. Se você sente que falta deste amor em seu coração, peça mais dele agora mesmo.
Ser capacitado pelo Espírito Santo: Para cumprirmos nossa missão de fazermos discípulos é crucial o poder do Espírito (Atos 1:8). Em Atos 4:31, encontramos o relato de que os primeiros cristãos foram cheios do Espírito e que, com intrepidez, anunciavam a Palavra de Deus. Caso você ainda não seja cheio do Espírito Santo, peça a Ele que inunde sua vida com toda a unção necessária para um autêntico pescador de almas.

E você, Jovem Líder Cristão, está cumprindo sua missão e escutando o chamado de Deus?



Postado por Jéssica Pacheco

Nenhum comentário:

Postar um comentário