Páginas

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Papa Bento XVI defende o uso das redes sociais como forma de evangelização


Em mensagem para o 45º Dia Mundial das Comunicações Sociais (confira a mensagem na íntegra) divulgada no dia 24 de janeiro, o Papa Bento XVI deu ênfase no uso internet pelos cristãos. Segundo o Pontífice existe um estilo cristão presente também no mundo digital: "traduz-se numa forma de comunicação honesta e aberta, responsável e respeitadora do outro", afirmou.

De acordo com o Santo Padre comunicar o evangelho através das novas mídias significa testemunhar com coerência as escolhas, preferências e juízos do Cristão, mesmo quando não se fala explicitamente dele.

Sobre as novas redes sociais, o Papa convidou os cristãos a unirem-se com confiança, criatividade, consciência e responsabilidade para que este não seja um meio de simples satisfação de desejo de estar presente.

De acordo com Bento XVI, a Web contribui para o desenvolvimento de formas novas e mais complexas de consciência intelectual e espiritual. "Somos chamados a anunciar, neste campo também, a nossa fé: que Cristo é Deus, o Salvador do homem e da história, Aquele em quem todas as coisas alcançam a sua perfeição", enfatizou.

Jovens

Para a juventude que está amplamente envolvida com as novas formas de comunicação, o Pontífice alertou que a presença nestes espaços virtuais pode ser o sinal de uma busca autêntica de encontro pessoal com o outro, e que é preciso estar atento para evitar os seus perigos, como refugiar-se numa espécie de mundo paralelo ou expor-se excessivamente ao mundo virtual. "Na busca de partilha de 'amizades', confrontamo-nos com o desafio de ser autênticos, fiéis a si mesmos, sem ceder à ilusão de contruir o próprio 'perfil' público", advertiu.

Portanto, moçada vamos seguir os conselhos do Papa. Nada de criar fakes. Procuremos ser autênticos em nossas relações virtuais, tanto quanto nas reais. Acima de tudo, devemos cumprir a nossa missão de evangelizar em todos os meios em que habitamos. Portanto, a web não fica de fora. Vamos usar as redes sociais para propagar os ensinamentos de Jesus.

Um bom exemplo disso é o blog do CLJ. O grande secretariado montou uma equipe que é responsável por fazer atualizações diárias. Quem acessa frequentemente esta página deve ter notado que as coisas andam mais movimentadas por aqui. Portanto, continue acessando, divulgue a blog e deixe comentários. Assim estaremos seguindo os conselhos do Papa, ou seja, fazendo a vontade de Deus.


Postado por Emilin Grings

Nenhum comentário:

Postar um comentário