Páginas

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Semana Missionária no RS


Em 1997 na JMJ de Paris, em caráter opcional, como uma valiosa ocasião para incluir algo a mais nas dioceses no caminho de preparação para a JMJ e dar aos jovens peregrinos a possibilidade de partilhar com as comunidades locais momentos de oração, festa e “turismo” nasceu a chamada “Dias nas Dioceses”, que objetiva, ainda favorecer a juventude mundial conhecer um pouco mais das igrejas locais, através da troca de experiência e enriquecimento da fé, conhecendo a cultura e os costumes locais. Isto acontece nos dias que antecedem a JMJ para facilitar o ingresso dos jovens peregrinos no país de acolhida. No Brasil, foi sugerido e o Pontifício Conselho para os Leigos acolheu, este período será chamado de SEMANA MISSIONÁRIA.

A Semana Missionária favorece tudo aquilo que já era proposto pelos Dias nas Dioceses, porém é enriquecida com o viés da Missão. O jovem estrangeiro não vem só para participar, mas para contribuir no processo evangelizador da juventude. Jovens evangelizando e sendo evangelizados por jovens.

A semana não será realizada somente nas cidades que acolherão peregrinos estrangeiros, mas todas as Dioceses no Brasil estarão realizando uma missão voltada para a juventude, independente de participarem ou não da JMJ no Rio de Janeiro. O projeto é ousado, mas é puramente pastoral. Não podemos deixar a oportunidade de evangelizar a juventude brasileira passar despercebida. A JMJ, em todas as suas edições, foi um marco para a articulação, crescimento e organização da Pastoral Juvenil.

No Rio Grande do Sul as dioceses pretendem acolher mais de 41 mil peregrinos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário