Páginas

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Fraternidade: faz parte do seu mundo. Isso é JMJ!


Segundo a definição do dicionário “fraternidade” é toda união fraternal, ou seja, próprio de irmão ou de irmã ou o amor ao próximo. Para a Igreja, mais do que isto, fraternidade é o sentimento de comunhão que cada pessoa, como irmão em Cristo, tem em relação ao seu semelhante
Como um momento de aquecimento para a Jornada, representantes de diversos países que estão reunidos no Hotel Windsor Guanabara, no Centro da Cidade, para o II Encontro Preparatório para a JMJ, já estão vivendo este clima de fraternidade. Para o eslovaco Andrej Darmo, fraternidade é uma palavra com um grande sentido, pois significa estar junto com o outro. “É ajudar as pessoas como amigos e, com isso, elas estarem próximas a mim e eu mais perto delas”, afirmou. Darmo disse que, em preparação para a JMJ, os jovens da Eslováquia estão participando de catequeses e programas missionários e têm estudado as mensagens do Papa Bento XVI, além de estarem preparando um grande encontro no país.
Segundo uma representante de Taiwan Teresa Wang fraternidade “é a energia de Deus, que a mantém viva e a faz forte”. Ela, que contou que os jovens de seu país estão entusiasmados para vir ao Rio, preparando-se com estudos da Bíblia e do Catecismo Católico, destaca que a JMJ é uma excelente oportunidade para colocar em prática este sentimento. “A JMJ é uma boa maneira de estarmos juntos, com muitos jovens de diferentes países, que compartilham a mesma fé, louvando a Deus e encontrando o sentido da vida”, frisou.
O alemão Konrad Kraemer acredita que na JMJ Rio2013 será muito fácil viver a fraternidade porque o Brasil é um local que traduz o sentimento. “Aqui os jovens encontrarão pessoas de outros países e ficarão muito alegres. Eles gostarão das pessoas que encontrarão”, disse.  Segundo Kraemer, na caminhada para a Jornada, os jovens alemães estão participando de momentos pastorais, como missas e orações, e culturais, como concertos.



Fonte: Rio 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário