Páginas

Mostrando postagens com marcador Jovens. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Jovens. Mostrar todas as postagens

sábado, 5 de janeiro de 2013

O JOVEM E AS ESTRELAS-DO-MAR



 “Era uma vez um escritor que morava numa praia tranquila, junto a uma colônia de pescadores. Todas as manhãs ele passeava à beira-mar para se inspirar. À tarde ficava em casa escrevendo. Um dia, caminhando na praia, ele viu um vulto que parecia dançar. Quando chegou perto, era um jovem pegando na areia as estrelas-do-mar, uma por uma, e jogando-as novamente de volta ao oceano.

 -Por que você está fazendo isto? - perguntou o escritor.

 -Você não vê? Disse o jovem. - A maré está baixa e o sol está brilhando. Elas vão secar ao sol e morrer se ficarem aqui na areia.

 Meu jovem, existem milhares de quilômetros de praia por esse mundo afora. E centenas de milhares de estrelas do mar espalhadas pelas praias. Que diferença faz? Você joga umas poucas de volta ao oceano. A maioria vai perecer de qualquer forma.

 O jovem pegou mais uma estrela na areia, jogou de volta ao oceano, olhou para o escritor e disse:

 - Para essa, eu fiz a diferença.

 Naquela noite o escritor não conseguiu dormir, nem sequer conseguiu escrever. De manhãzinha foi à praia, reuniu-se ao jovem e, juntos, começaram a jogar estrelas-do-mar de volta ao oceano”.

 Mesmo que lhe digam que o que você faz é pequeno ou sem valor, continue. Faça a diferença na vida de alguém. Outros poderão seguir seu exemplo!



Fonte: webflaviamara.blogspot.com

terça-feira, 29 de maio de 2012

Final de semana de Embarque do ONDA

  Neste final de semana (26 e 27 de maio) aconteceu o 1° Embarque do ONDA - Objetivo Novo De Apostolado - que reuniu - na CFL em Cachoeira do Sul - 39 jovens (os Surfistas) com idades entre 10 e 14 anos.



  Neste Embarque, os jovens fizeram grandes descobertas, aprenderam e ensinaram  bastante e puderam viver um pouco do imenso amor que o Amigão (forma que Jesus é apresentado à eles) tem por todos. Também tiveram a oportunidade de viver grandes momentos e emoções, além de receberem uma grande e especial missão, dentre muitas surpresas.

  Aproveito o espaço para parabenizar todos que fizeram parte deste momento histórico para a Paróquia São José e desejar à todos um SHALOMZÃO!

sexta-feira, 23 de março de 2012

Programa SHALOM está de volta

Depois de um período de férias, o programa SHALOM está de volta para animar suas manhãs de sábado.
De uma maneira jovem e divertida, os jovens falam sobre temas atuais, revelando sus opiniões e as maneiras de como vivem isto no seu dia a dia. É um programa feito para todos aqueles que veem no Rádio, uma maneira de se divertir e também refletir sobre assuntos importantes.
Participe conosco, se liga na Rádio Vida 104.9 FM todo o sábado das 10 às 11 horas. Ligue pro 37225600 e nos acompanhe também pela internet, no twitter @cljsaojose, ou nos escute através do site http://www.radiovida104fm.com.br/


Postado por: Jéssica Machado

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Dom Bosco: O Santo dos jovens


“Meus caros, eu vos amo de todo o coração, e basta que sejais jovens para que vos ame muitíssimo”.


 Nasceu no Colle dos Becchi, no Piemonte, Itália, uma localidade junto de Castelnuovo de Asti (agora se chama Castelnuovo Dom Bosco) a 16 de agosto de 1815. Era filho de humilde família de camponeses. Órfão de pai aos dois anos viveu sua mocidade e fez os primeiros estudos no meio de inumeráveis trabalhos e dificuldades. Desde os mais tenros anos sentiu-se impelido para o apostolado entre os companheiros. Sua mãe, que era analfabeta, mas rica de sabedoria cristã, com a palavra e com o exemplo animava-o no seu desejo de crescer virtuoso aos olhos de Deus e dos homens. Mesmo diante de todas as dificuldades, João Bosco nunca desistiu. Aos nove anos teve um sonho profético: pareceu-lhe estar no meio de uma multidão de crianças ocupadas em brincar; algumas delas, porém, proferiam blasfêmias. Joãozinho lançou-se, então, sobre os blasfemadores com socos e ponta-pés para fazê-los calar; eis, contudo, que se apresenta um Personagem dizendo-lhe: “Deverás ganhar estes teus amigos não com bastonadas, mas com a bondade e o amor... Eu te darei a Mestra sob cuja orientação podes ser sábio, e sem a qual, qualquer sabedoria torna-se estultícia”. O Personagem era Jesus e a Mestra Maria Santíssima, sob cuja orientação se abandonou por toda a vida e a quem honrou com o título de “Auxiliadora dos Cristãos”. Foi assim que João quis aprender a ser saltimbanco, prestidigitador, cantor, malabarista, para poder atrair a si os companheiros e mantê-los longe do pecado. “Se estão comigo, dizia à mãe, não falam mal”.
  
 Desejando fazer-se padre para dedicar-se totalmente à salvação das crianças, enquanto trabalhava de dia, passava as noites sobre os livros, até que, aos vinte anos, pode entrar no Seminário de Chieri e, em 1841, ser ordenado Sacerdote em Turim, aos vinte e seis anos. Turim, naqueles tempos, estava cheia de jovens pobres em busca de trabalho, órfãos ou abandonados, expostos a muitos perigos para alma e para o corpo. Dom Bosco começou a reuni-los aos domingos, às vezes numa igreja, outras num prado, ou ainda numa praça para fazê-los brincar e instruí-los no Catecismo até que, após cinco anos de grandes dificuldades, conseguiu estabelecer-se no bairro periférico de Valdocco e abrir o seu primeiro Oratório. Os garotos encontravam aí alimento e moradia, estudavam ou aprendiam uma profissão, mas, sobretudo aprendiam a amar o Senhor: São Domingos Sávio era um deles. Dom Bosco era amado incrivelmente pelos seus “molequinhos” (como os chamava). A quem lhe perguntava o segredo de tanta ascendência, respondia: “Com a bondade e o amor, eu procuro ganhar estes meus amigos para o Senhor”. Durante um tempo foi obrigado a mendigar para manter os estudos. Dizia: "Quando crescer quero ser sacerdote para tomar conta dos meninos. Os meninos são bons; se há meninos maus é porque não há quem cuide deles". A Divina Providência atendeu os seus anseios. Em 1835 entrou para o seminário de Chieri.
  
 Ordenado Sacerdote a 5 de junho de 1841, principiou logo a dar provas do seu zelo apostólico, sob a direção de São José Cafasso, seu confessor. No dia 8 de dezembro desse mesmo ano, iniciou o seu apostolado juvenil em Turim, catequizando um humilde rapaz de nome Bartolomeu Garelli. Começava assim a obra dos Oratórios Festivos, destinada, em tempos difíceis, a preservar da ignorância religiosa e da corrupção, especialmente os filhos do povo.Em 1846 estabeleceu-se definitivamente em Valdocco, bairro de Turim, onde fundou o Oratório de São Francisco de Sales. Ao Oratório juntou uma escola profissional, depois um ginásio, um internato etc. Em 1855 deu o nome de Salesianos aos seus colaboradores. Em 1859 fundou com os seus jovens salesianos a Sociedade ou Congregação Salesiana.Com a ajuda de Santa Maria Domingas Mazzarello, fundou em 1872 o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora para a educação da juventude feminina. Em 1875 enviou a primeira turma de seus missionários para a América do Sul. Foi ele quem mandou os salesianos para fundar o Colégio Santa Rosa em Niterói, primeira casa salesiana do Brasil, e o Liceu Coração de Jesus em São Paulo. Criou ainda a Associação dos Cooperadores Salesianos. Prodígio da Providência divina, a Obra de Dom Bosco é toda ela um poema de fé e caridade.
  
 Extenuado em suas forças pelo incessante trabalho, adoentou-se gravemente. Particular comovente: muitos jovens ofereceram ao Senhor a própria vida por ele. “... Aquilo que fiz, eu o fiz para o Senhor... Poder-se-ia ter feito mais... Mas os meus filhos o farão... A nossa Congregação é conduzida por Deus e protegida por Maria Auxiliadora”. Uma de suas recomendações foi esta: “Dizei aos jovens que os espero no Paraíso...”. Expirava em 31 de janeiro de 1888, em seu pobre quartinho de Valdocco, aos 72 anos de idade. Em 1º de Abril de 1934, foi proclamado santo pelo papa Pio XI, que teve a felicidade de conhecê-lo.

 Se em vida foi honrado e admirado, muito mais o foi depois da morte. O seu nome de taumaturgo, de renovador do Sistema Preventivo na educação da juventude, de defensor intrépido da Igreja Católica e de apóstolo da Virgem Auxiliadora se espalhou pelo mundo inteiro e ganhou o coração dos povos. Pio XI, que o conheceu e gozou da sua amizade, canonizou-o na Páscoa de 1934. Apesar dos anos que separam os dias de hoje do tempo em que viveu Dom Bosco, seu amor pelos jovens, sua dedicação e sua herança pedagógica vêm sendo transmitidos por homens e mulheres no mundo inteiro. Hoje Dom Bosco se destaca na história como o grande santo Mestre e Pai da Juventude. Embora tenha feito repercutir pelo mundo o seu carisma e o sistema preventivo de salesiano, que é baseado na Razão, na Religião e na Bondade, Dom Bosco permaneceu durante toda a sua vida em Turim, na Itália. Dedicou-se como ninguém pelo bem-estar de muitos jovens, na maioria órfãos, que vinham do campo para a cidade em busca deemprego e acabavam sendo explorados por empregadores interessados em mão-de-obra barata ou na rua passando fome e convivendo com o crime.Com atitudes audaciosas, pontuadas por diversas inovações, Dom Bosco revolucionou no seu tempo o modelo de ser padre, o sacerdote sempre considerou como essencial na educação dos jovens a devoção à Maria.
  
 Dom Bosco ficou muito famoso pelas frases que usava com os meninos do oratório e com os padres e irmãs que o ajudavam. Embora tenham sido criadas no século passado, essas frases, ainda hoje, são atuais e ricas de sabedoria. Elas demonstram o imenso carinho que Dom Bosco tinha pelos jovens. Entre alguns exemplos, "Basta que sejam jovens para que eu vos ame.", "Prometi a Deus que até meu último suspiro seria para os jovens.", "O que somos é presente de Deus; no que nos transformamos é o nosso presente a Ele", "Ganhai o coração dos jovens por meio do amor", "A música dos jovens se escuta com o coração, não com os ouvidos."
  
 O método de apostolado de Dom Bosco era o de partilhar em tudo a vida dos jovens; para isto no concreto abriu escolas de alfabetização, artesanato, casas de hospedagem, campos de diversão para os jovens com catequese e orientação profissional; foi por isso a Igreja reza: "Deus suscitou São João Bosco para dar à juventude um mestre e um pai".Foi, além de um homem de caridade operosa, um místico entre os maiores. Toda a sua obra foi haurida na união íntima com Deus que, desde jovem, cultivou zelosamente e desenvolveu no abandono filial e fiel ao plano que Deus tinha predisposto para ele, guiado passo a passo por Maria Santíssima, que foi a Inspiradora e a Guia de toda a sua ação. Sua perfeita união com Deus foi, talvez como em poucos Santos, unida a uma humanidade entre as mais ricas pela bondade, inteligência e equilíbrio, à qual se acrescenta o valor de um conhecimento excepcional do espírito, amadurecido nas longas horas passadas todos os dias no ministério das confissões, na adoração ao Santíssimo Sacramento e no contato contínuo com os jovens e com pessoas de todas as idades e condições. Dom Bosco formou gerações de santos porque levou os seus jovens ao amor de Deus, à realidade da morte, do julgamento de Deus, do Inferno eterno, da necessidade de rezar, de fugir do pecado e das ocasiões que levam a pecar, e de aproximar-se freqüentemente dos Sacramentos.

“Encontrareis escritores muito mais virtuosos e doutos do que eu, mas dificilmente podereis encontrar alguém que vos ame mais em Jesus Cristo, e mais do que eu deseje a vossa verdadeira felicidade”.


Fonte: www.auxiliadora.org.br  e  www.db-piracicaba.com.br

Postado por: Bruno Trindade

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Canção da Paz

Galera, achei bem interessante a  letra dessa música, ela fala sobre Paz e sobre as crianças, espero que gostem (:
.
Eu quero cantar as cantigas,
Brincar de ciranda no espaço
Usar aquarela da vida
Pra pintar milhões de abraços
Trabalho é só no futuro
Violência só conheço de nome
Depois da lição um suspiro
Um lanchinho pra matar a fome...
Nada de passa grana e sim passa bola
Não pro farol e sim pra escola
Plantar o respeito e colher cidadãos
Criança perdida só no pique esconde
Sem bala perdida, sem frio e sem fome
Futuro decente ao alcance das mãos
Violência é criança não poder brincar
Sem teto sem sonho sem acreditar
Num mundo decente e mais justo eu sei
A paz é um rio de água corrente
Sacia a cede de vida da gente
A paz ao meu ver deveria ser lei

Paz, a juventude pede paz
Paz, que essa planta cresça mais e mais
Paz, nossas crianças pedem paz,
Paz, vem como as folhas q essa brisa traz
PAZ!!






                                                                                    Postado por: Luana
                                                                                                                             Fonte: Vagalume e Youtube

quarta-feira, 4 de maio de 2011

JOVENS ALCOOLATRAS (Doentes - dependentes químicos)

Bebidas alcoólicas


Os anúncios publicitários de cervejas atraem os adolescentes e estão diretamente associadas ao consumo da bebida alcoólica por jovens entre 11 e 16 anos. Um estudo da Universidade Federal de São Paulo revelou que os jovens prestam muita atenção aos anúncios de bebida.
No estudo, foram ouvidas 1.115 estudantes de 11 a 16 anos, dos 7°e 8º anos, que responderam a um questionário com mais de cem variáveis ligadas à ingestão de álcool.
Dados do Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas indicam o início do consumo de álcool no Brasil, em média, aos 12,5 anos.
Os pequisadores dizem que não se pode atribuir o consumo de cerveja aos comerciais, mas a pesquisa aponta que eles estão associados ao ato.
Não apenas a propaganda está ligada à iniciação alcoólica, segundo o estudo. Pouco controle dos pais e consumo de cigarro também aparecem diretamente associados.

O consumo de cerveja foi menor no grupo de jovens que respondeu dar satisfação aos pais, quando estão sozinhos.
Convém destacar que "dependência química" é uma doença classificada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como incurável.
Assim, o ideal é dizer "não" ao primeiro gole.
Fonte: Redação e agências de São Paulo
Autor: Redação
Revisão e Edição: Redação
-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-

03/05/2011 08:50
Comissão sobre consumo de bebidas alcoólicas inicia hoje os trabalhos
Será instalada nesta tarde a comissão especial criada para analisar as causas e consequências do aumento do consumo de álcool nos últimos anos. A comissão deverá propor novas políticas públicas para a prevenção e o combate ao alcoolismo.
A comissão foi criada por sugestão do deputado Vanderlei Macris (PSDB-SP), que deverá ser seu relator. “O Estado dá muita atenção às drogas ilícitas, mas não atua de forma competente na questão do álcool”, afirma o deputado.
Macris cita estatísticas do Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas (vinculado à Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo) segundo as quais 40% dos adolescentes e 16% dos adultos que procuram tratamento para o alcoolismo experimentaram a bebida antes dos 11 anos de idade. O deputado acrescenta que, só no estado de São Paulo, 1 milhão de pessoas sofrem de alcoolismo.
A ideia de criar a comissão especial surgiu quando o presidente da Câmara, Marco Maia, rejeitou o pedido de Macris para que fosse instalada a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Alcoolismo. Maia explicou que não havia fato determinado para ser investigado por uma CPI, mas que o assunto poderia ser abordado por outro tipo de comissão.
Depois da instalação, serão eleitos o presidente e os vice-presidentes do colegiado. Também está prevista a definição do roteiro de trabalho.
A reunião será realizada às 14h30, no plenário 13.
*Matéria atualizada em 03/05
Da Redação/ JMP

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Porque fazer o Sinal da Cruz


O sinal da cruz que os cristãos traçam com freqüência sobre o corpo, é muito mais que um simbolismo. É expressão de um abraço de Deus no ser humano. Esta foi a explicação do Papa Bento XVI aos fiéis reunidos na Praça de São Pedro, hoje, no Vaticano para a tradicional oração do Ângelus.


Citando o pensamento do teólogo Romano Guardini, o Papa apontou o sentido do gesto. "Fazemos o sinal da cruz antes de rezar para que nos pacifique espiritualmente, para concentrar em Deus pensamentos, coração e vontade; depois de rezar, o repetimos para que aquilo que Deus nos doou permaneça em nós. Ele abraça todo o ser, corpo e alma, e tudo é consagrado em nome de Deus uno e trino".
Bento XVI continuou dizendo que o sinal da cruz e o nome de Deus vivo abrangem o anúncio gerador de fé e inspirador de oração. E assim como Jesus prometeu aos Apóstolos que o Espírito da verdade os conduziria a toda a verdade, na liturgia dominical os sacerdotes concedem, de semana em semana, o pão da Palavra e da Eucaristia. 

Postado por Diuly B.

Fonte: Blog Cátolico - Juventude ativa