Páginas

terça-feira, 20 de março de 2012

O Verdadeiro Sentido da Riqueza



 Um menino de família muitíssimo rica, perguntou ao pai como era ser pobre. O pai, grande empresário, um dia, levou então seu filho de seis anos para viajar até um lugarejo, com o firme propósito de mostrar ao menino como é que as pessoas  pobres vivem.

 Passaram dois dias e duas noites no sítio de uma família muito pobrezinha, quando retornaram da viagem, o pai perguntou ao filho:
-E ai filhão, como foi a viagem para você?
-Muito boa papai, respondeu o pequeno.
-Você viu filho, como as pessoas pobres vivem? Não sei como é que existe gente assim no mundo, não é filhão?
-Sim pai, retrucou o filho, pensativamente.
-E o que você aprendeu, com tudo o que viu nesses dias, naquele lugar tão paupérrimo?
O menino respondeu:
-É pai, eu vi que nós temos só um cachorro em casa, e eles têm quatro. Nós temos uma piscina que alcança o meio do jardim, e eles têm um riacho que não tem fim. Nós temos uma varanda coberta e iluminada com florescentes, e eles têm as estrelas e a lua no céu. Nosso quintal vai até o portão de entrada, e eles têm uma floresta inteira. Nós temos alguns canários que por cima de tudo vivem presos em uma gaiola, e eles têm todas as aves que a natureza pode oferecer-lhes, soltas! Nossa comida é toda industrializada e a maioria das vezes congelada. A deles é pescada no riacho, colhida na horta ou que pegam no terreiro, enfim papai, a alimentação deles é saudável, enquanto que a nossa não. E além do mais papai, observei que eles rezam antes de qualquer refeição, enquanto que nós aqui em casa sentamos à mesa falando de etiquetas, negócios, eventos sociais, comemos, empurramos o prato e pronto!
 No quarto onde fui dormir com o Tonho, passei vergonha, pois não sabia sequer orar, enquanto que ele se ajoelhou e orou agradecendo a Deus, inclusive a nossa visita na casa deles, e nós aqui em casa, vamos para o quarto, deitamos, assistimos televisão e dormimos. Outra coisa papai dormi na rede do Tonho, enquanto que ele dormiu no chão, pois não havia uma rede para cada um de nós, enquanto que em casa colocamos a Maristela, nossa empregada, para dormir naquele quarto onde guardamos entulhos, coitada sem nenhum conforto, ao passo que temos camas macias e cheirosas sobrando, mas fazer o que não é pai, se elas são só para aqueles hóspedes chatos e gananciosos que sempre vêm nos visitar!

 Conforme o pequeno garoto falava, seu pai ficava estupefato, sem graça e envergonhado. E o filho na sua sábia ingenuidade e no seu brilhante desabafo, levantou-se, abraçou o pai e ainda acrescentou: Obrigado papai, por me haver mostrado o quanto "pobres e mesquinhos" nós somos! 

 Tudo o que você tem, depende da maneira como você olha, da maneira como você valoriza.
Se você tem amor, amigos, família, saúde, bom humor, honradez, sobrevive nesta vida com dignidade, tem atitudes positivas, partilha com benevolência as coisas que você ganhou de Deus, então você tem tudo!

 Fonte: catolicos.em.rede.vilabol.uol.com.br

 A verdadeira riqueza não está nos bens materiais que possuímos, mas sim no que possuímos de bom em nossos corações, por isso, temos que cultivar tudo aquilo que nos faz bem e nos torna mais felizes, dar valor a tudo aquilo que nos aproxima de Deus, fazer o bem se olhar a quem, pois a recompensa virá. Se você ainda não enxergou essa riqueza, reflita sobre o que você já fez bom, olhe ao seu redor, veja quem está ao seu lado, abra o coração e seja amigo de quem é seu amigo, ame sua família, seja feliz, seja você! e verá o seu verdadeiro tesouro! 

Postado por: Bruno Trindade

O dom da MATERNIDADE


Para muitos não existe nada igual. Nem todo dinheiro do mundo compraria o carinho, a ternura, a comida, o colo, o olhar, o cheiro, a lembrança e o amor de uma mãe. No entanto, para outros este amor é um mito, uma construção social.
Por volta dos anos 60 e 70, teve iniciou, na Europa e no continente norte-americano, uma onda de desconstrução da maternidade disseminada pelo feminismo radical. Segundo pensadoras como Simone Beauvoir e Betty Friedan, consideradas as mães – que ironia – deste feminismo, a maternidade, o cuidado com o lar, com os filhos e maridos são verdadeiras “ameaças” para a identidade da mulher.
Ser mãe se transformou – para muitas mulheres – numa “ameaça” à liberdade e identidade delas.
No entanto, começamos a perceber, no mundo, os tristes frutos desse pensamento. A Europa já começa a receber o título de ‘continente de velhos’. Sem mão de obra jovem para produzir, os Governos não conseguem arcar com as despesas da Previdência Social, ou seja, não existem jovens para pagar a aposentadoria dos velhos.
Mas, vem cá: toda mulher precisa ser mãe? O futuro da humanidade passa por esta vocação?
“João Paulo II, na carta Mulieres Dignitatem, vai dizer que a mulher tem como vocação a maternidade, física ou espiritual, ou seja, a mulher foi feita para amar, para dar a vida”.
Concluímos que qualquer tentativa de eliminar a maternidade e o amor materno na mulher seria um desastre não só para o sexo feminino, mas, antes de tudo, para a humanidade. Se o amor materno é um mito, a mulher também o é, pois sua vocação, missão e realização, ou seja, todo o seu ser, está em doar-se ao mundo num belo, fecundo e genuíno amor de mãe.
“…e Maria disse: ‘Eis aqui a escrava do Senhor, faça-se em mim segundo a Tua Palavra”
Postado por: Jéssica Machado


segunda-feira, 19 de março de 2012

''A amizade''

Vou falar de um assunto que foi tema da nossa reunião passada a amizade.Eu pessoalmente conquistei várias amizades,amizades saudáveis,amizade de irmão e irmã,unidos por um só ideal  Jesus Cristo.
Vou postar aqui um texto muito legal que eu encontrei que fala sobre a verdadeira amizade.

Ser amigo é lutar sempre, enquanto nos reste um sopro de vida, mesmo por quimeras insolúveis, desde que tal utopia traga um pouco de felicidade a quem o nosso coração fez reinar. Para ele não há razões, etiquetas ou quaisquer outros impedimentos! É dar tudo, sem ter nada, sem pensar em contrapartidas, não distinguindo sexo, idade ou condição social. É buscar, ao longo das insónias, tudo o que possa fazer sorrir quem, quiçá, involuntariamente, assentou arraiais para todo o sempre no nosso imo, porque lho franqueámos, em êxtase! Beijar e abraçar, quantas vezes sem lábios nem mãos, na tentativa de enxugar lágrimas, partilhar sorrisos.
Desde o primeiro instante da nossa eleição, simplesmente espontânea, abolimos o “não” do nosso dicionário!
Amizade jamais pode confundir-se com escravidão ou altivez: não sabendo fingir, o amigo transforma defeitos em virtudes; esclarece o obscuro, aos olhos da razão. A sua mais cruel tortura é causar desagrado ou decepção! Transbordando de felicidade, junto do ser que o enleva, quantas vezes se martiriza, julgando-se estorvo! Amálgama de ternura, dedicação e receio de importunar! Se os sentimentos ou atitudes do ser querido forem levemente beliscados, pior ainda, na sua ausência, transformamo-nos em feras, dispostos à defesa, não só com unhas e dentes, mas, se necessário, com o sacrifício da própria vida, cuja imolação será o cumprimento do dever!...
Que inebriante felicidade nos bafeja, quando o alvo das nossas atenções nos dispensa o mais simples dos sorrisos, proporcionando-nos a oportunidade de lhe sermos útil: teremos alcançado o Céu, na terra! Dilaceramo-nos a cada momento, quando buscamos inutilmente a solução para os seus problemas; impotentes, choramos as suas derrotas, sem abandonar o barco, no naufrágio!
A filosofia do amigo é a simplicidade, a tentativa de que o compreendam, de que se julguem seguros na sua companhia, na certeza de que, em caso de perigo, só sucumbirão após ele!
A alma do amigo pode comparar-se, salvaguardando distâncias, à dedicação materna, que jamais evitará ser martirizada, para que os filhos não se magoem, mesmo levemente! 
E quando, sem reservas, nos sentimos repelidos?! É o fim! Quais manequins sonâmbulos, desistimos de lutar: para quê rastejar de alma morta?! Os vivos que nos rodeiam nem se apercebem, tal a indiferença quotidiana!
Mas para quê manchar com o labéu do pessimismo um sentimento tão belo, ainda por cima na quadra natalícia, que deveria durar o ano inteiro?!...
Ser amigo é acreditar sempre. Não duvidarei! Para ti estarei incondicionalmente ao dispor, na expectativa de que seja milionária a minha pobreza! Quero emoldurar do mais feliz sorriso esse doce rosto, quantas vezes   dilacerado pela incompreensão do dia a dia!
Se te decepcionar, perdoa! Não foi por mal! Era impossível!...
  


Postado por:Vitória Lopes

19 de Março, dia de São José


Eis que um anjo apareceu ao bom José em sonho e ele teve a certeza de que o Divino estava intervindo na história da humanidade.
Todas as suas angústias e medos sumiram. E ele antecipou a cerimônia da festa de ingresso na sua casa com a esposa.
José tornou-se, assim, o pai do Menino Deus. Segundo a tradição, após retornarem do Egito, foi nesta casa – hoje um Santuário -, que a Sagrada Família viveu. Jesus aprendeu de Seu pai a profissão e viveu com ele até a sua morte.
São José faleceu antes que seu Filho iniciasse a vida pública, mas foi uma presença importante no projeto de salvação.
Sobre a figura do pai adotivo de Jesus, os padres da Igreja dizem, desde os primeiros séculos da Era Cristã, que São José deu o seu testemunho de amor e cuidado com a Virgem Maria e se dedicou, com alegre empenho, à educação e formação de Cristo. Desta mesma forma, Ele cuida e protege o corpo místico de Cristo que é a Igreja.
São José, nosso padroeiro, rogai por nós!
Postado por: JéssicaFonte: Canção Nova

terça-feira, 13 de março de 2012

O Sim ao chamado de Deus


Nos dias 3 e 4 de março ocorreu o 3º Reencontro do CLJ da Paróquia São José, no Parque Maria Mãe do Redentor, em Cachoeira do Sul. O retiro, que faz parte do calendário de atividades do Curso de Liderança Juvenil, contou com a participação de 53 jovens e 4 casais de tios (adultos que acompanham o movimento) da Diocese de Cachoeira vivenciaram uma harmônica experiência em comunidade. Além disso, o Reencontro teve o apoio especial de cinco anjos e amigos da Paróquia Nossa Senhora dos Anjos, do Vicariato de Gravataí.

Sorrisos e lágrimas, reflexões e descontração, unidos por muito amor garantiram um Reencontro perfeito, conforme contaram os jovens do CLJ. Com o "Ouvi o teu chamado, por isso estou aqui" as atividades foram inspiradas pela música Alegria da minha juventude, do grupo Toca de Assis. Durante os dois dias de retiro resgatou-se a caminhada feita ao longo desses 3 anos de movimento na Paróquia. Diferentes momentos foram lembrados e revividos, tendo como centro o amor de Cristo por cada jovem que ali estava. Dentre as surpresas do retiro, esteve a abençoada visita de nosso novo bispo D. Remídio Bohn, que abençoou aos jovens e os motivou para a bela caminhada que teremos rumo a 2013, à Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro.


Que a nossa caminhada na fé continue, para que levemos as sementes e colhamos os frutos que semeamos. Que a cada dia ouçamos o chamado de Cristo, e sem temer possamos dizer SIM.

Mais fotos do Reencontro você encontra na nossa Fan Page.
Postado por Felipe Drews.

terça-feira, 6 de março de 2012

Alegria da Minha Juventude


Letra e vídeo da música tema do 3° Reencontro do CLJ São José, música que acalmou nossos corações e nos encheu de Espírito Santo - Alegria da minha juventude 

Subo ao altar de Deus que é a alegria da minha juventude
Subo silenciosamente
Com o coração alegre e cheio de temor
Pois sei onde o Senhor me levará
Onde estaria eu se não fosse o Seu amor, Senhor?
Como seria feliz se não fizesse o que
me manda o meu Senhor?
Torna-me um consagrado por amor
Ouvi a Tua voz por isso estou aqui
Senti o Teu chamado então me decidi
E me lanço, me entrego nos braços do Teu amor
Pois nesse amor quero permanecer
O Teu amor me queima sem me consumir
O Teu amor é um mar de águas impetuosas
E voltas, e voltas e voltas do Teu amor
Pois nesse amor quero me consumir
Faz-me sentir o Teu amor
Faz-me sentir a Tua presença
Quero ficar diante de Ti, Senhor
Para sempre.
__________________________________________________________________
Também posto hoje aqui a música da comunidade 6 (São Pedro) da qual eu fiz parte - Uma paródia da música do Michel Télo que, é claro, ficou bem melhor que a original... A leitura que é a base da letra é Mt 4, 18-22
" Ai se eu te pesco" - adaptação Comunidade São Pedro 
Jesus à beira-mar                                                                               
Avistou os dois irmãos                                                                                             
E logo começou a falar                                                                        
Sigam-me que vou lhes guiar                                                                           

Pedro, André me mostrem sua fé                                                           
Ai se eu te pesco, ai ai se eu te pesco                                                
Tiago, João me dêem suas mãos                                                         
Ai se eu te pesco, ai ai se eu te pesco                                                               

São Pedro nosso padroeiro                                                                 
Ganhou de Deus a chave do céu                                                       
Nos mostrou  o amor de Cristo                                                             
Edificou a Igreja de Deus

Postado por: Bruno Trindade


quinta-feira, 1 de março de 2012

Pecado

Estamos num tempo especial e de especial graça porque Quaresma é tempo de conversão, de deixar passar aquilo que não nos faz bem e que precisa ir embora.

O pecado tem a ver com uma espécie de mal, que está em nosso interior, como um tumor, que, se não for tirado, nos fará muito mal. Todo pecado é um tumor que suga a vida nossa, são coisas ruins que precisamos tirar da nossa vida. O tempo quaresmal é propício para nos livrarmos de tudo o que nos prejudica. Assim como uma doença, o pecado precisa ser tratado e extirpado no princípio a fim de não causar danos maiores. Uma pessoa que carrega um pecado grave tem que sustentar esse mal em si mesma.

A Palavra de Deus nos mostra os resultados de quem opta pelo caminho do pecado e de quem escolhe o caminho do bem. A Sagrada Escritura é firme porque quer nos tirar da tentação de ficarmos nos comparando com uma pessoa que optou pelo mal, mas que aparenta ter uma vida muito boa e fácil. Visto que só não somos prejudicados quando optamos pelo bem.

O significado do pecado é o erro, é errar no objetivo, ele não nos permite que sejamos felizes e nos faz fracassar como seres humanos. Podemos errar em muitos objetivos da vida e, ainda assim, ser felizes, como, por exemplo, ao escolher uma profissão e depois perceber que fizemos a opção errada. Entretanto, quando pecamos carregamos as marcas e feridas causadas por esse mal.

E, com amor de Pai, Deus nos mostra o remédio: não tornemos a pecar. Este é o primeiro passo: parar de pecar, todo pecado nos destrói, faz com que usemos de maneira indevida aquilo que o Senhor nos deu [nossa vida, os dons]. Somente com a intervenção divina podemos nos desfazer das amarras do pecado, e dessa forma, as feridas são curadas e somos restaurados.

Devemos fugir das situações que nos levam a pecar, pois se pararmos para conversar com a tentação correremos o risco de cometer o pecado. Esse mal entra em nós como se fôssemos mordidos por uma serpente, e uma vez picados, não temos força para buscar socorro. É mais fácil evitar situações pecaminosas do que se livrar do pecado.

Para desfrutarmos do perdão nós precisamos querer ser perdoados, ou seja, precisamos abandonar o pecado, mesmo que, aparentemente, ele nos dê uma falsa sensação de prazer. Quando o pecado entra no coração não vemos os vários estragos que ele faz em nosso interior.

Este é o momento de voltarmos nosso coração para Deus Pai e pedir a Ele que não pereçamos pela soberba de achar que temos força para abandonar o pecado sozinhos. Somente pela intervenção divina nos libertamos do pecado. Supliquemos a Deus o perdão dos pecados cometidos.

Quem detesta a verdade está indo para o abismo. Não nos comparemos com alguém que escolheu uma vida de pecado, nem desanimemos ao ver que nenhum mal a atinge e que a vida lhe é fácil e que seu caminho é pavimentado de pedra. O caminho do justo é cheio de espinhos, mas não olhemos para o caminho, e sim, para onde ele nos leva.

SHALOM

Retirado de: Clube da Evangelização

Postado por: Douglas Monteiro